Vistoria em apartamento: o que deve ser observado durante a visita?
Foto: Freepik / Reprodução
Não é porque você concluiu a compra de um imóvel que os percalços irão sumir. Muito pelo contrário: fazer a vistoria de apartamento novo é essencial para evitar transtornos após a mudança. Por isso, é necessário se atentar a uma série de itens e fazer um checklist de tudo que foi feito no imóvel antes de assinar o laudo de vistoria.
Se você não sabe por onde começar ou acha que está esquecendo algo e quer se certificar de que vai fazer tudo certo, este texto é para você! Listamos tudo a ser analisado em uma vistoria de apartamento novo. Confira nossas considerações e monte sua lista para não deixar passar nenhum detalhe!
Condições gerais da estrutura
Primeiramente, é fundamental verificar se há rachaduras nas paredes e o estado dos acabamentos em seu apartamento. Veja se as paredes apresentam umidade em excesso, assim como o teto.
Se você ver manchas, é sinal de que pode haver alguma infiltração. Além disso, analise toda a estrutura do prédio antes de chegar ao apartamento para ver se há algum problema de mesma natureza.
Dê atenção às portas e janelas
Em relação às portas e janelas, analise se há boa ventilação e visite o imóvel em diversas horas do dia para saber se há iluminação natural nos ambientes.
Além disso, é necessário averiguar se não existem falhas nas dobradiças e sistemas de correr, assim como se as portas e janelas vedam quando são fechadas. Se houver passagem de ar, a instalação foi feita de forma incorreta.
Verifique os móveis inclusos
Se o imóvel for entregue com mobiliário planejado, cheque o fechamento de portas e gavetas e veja se tudo está funcionando corretamente.
Também é interessante se atentar ao acabamento que foi feito neles: veja se está tudo sem arranhões e riscos, assim como se foram instalados com o alinhamento correto.
Cheque as instalações elétricas
Você também precisa verificar se as tomadas estão funcionando corretamente, assim como as instalações para lâmpadas. Por isso, é interessante levar o carregador de seu celular e uma lâmpada para realizar os testes.
Analise o sistema hidráulico
Com chuveiros e torneiras não pode ser diferente: abra todas elas e veja se o fornecimento de água está nos conformes. Além disso, cheque se o escoamento está sendo feito normalmente e se há algum vazamento.
No caso dos banheiros, dê descargas e leve um balde para verificar se a descida de água pelo ralo está sendo feita sem problemas.
Dê atenção ao piso
Um piso desregulado na maioria das vezes apresenta falhas. Por isso, cheque a colocação do revestimento cerâmico em todos os cômodos. Para ver se há inclinação, leve uma bola de gude e a coloque no local.
Além disso, avalie se não há peças danificadas, com trincas, rachaduras ou manchas, checando se estão bem assentadas e se não foram postas peças com tonalidades diferentes.
Com um cabo de vassoura, você pode também verificar se o contrapiso foi feito de maneira correta. Ouça o som da batida e, se parecer oco, anote.
Confira tudo que está no memorial descritivo
Por fim, quaisquer outros itens que estejam no memorial descritivo devem ser checados. Isso inclui o material utilizado na pintura, os revestimentos, louças, encanamentos, interfone… Enfim, tudo que foi especificado em contrato pode – e deve – ser reivindicado.
Viu que fazer uma vistoria de apartamento novo não tem segredo? Com as informações que você obteve aqui, muitas dores de cabeça após a mudança para o imóvel serão evitadas. Caso você tenha curtido este artigo, compartilhe-o. Além disso, se desejar acompanhar outras dicas e novidades, assine a newsletter!