Você já ouviu falar sobre o método Marie Kondo de organização? Marie Kondo é uma empresária e escritora japonesa especialista em organização pessoal. Considerada uma guru da organização, ela já vendeu milhões de livros sobre o assunto e, com o seu método, estimula as pessoas a trazerem a mágica da arrumação para as suas vidas.
Por isso, para ajudar a acabar com a bagunça e colocar a sua casa em ordem, trouxemos aqui sete dicas retiradas do método Marie Kondo. Esperamos que assim você consiga ser seu próprio guru da arrumação!
Um dos passos fundamentais do método Marie Kondo consiste em uma simples pergunta: “isso me traz alegria?” Explico: o que você deve fazer é olhar para cada item da sua casa e questionar a si mesmo se aquilo lhe faz feliz.
Uma vez que a resposta seja positiva, esse item deve permanecer no seu lar e passar pelo processo de organização. Caso contrário, você deve agradecer ao objeto pelo tempo que ele lhe foi útil e desapegar dele.
Esse processo possibilitará que você tenha em casa apenas aquilo que faz bem. Além disso, para Kondo, o ideal é que os objetos a continuar no seu lar sejam aqueles que fazem parte do cenário do futuro que você imagina para si.
No método Marie Kondo, a organização não é feita por cômodos, mas sim por categorias. Ou seja, em vez de organizar um ambiente por vez, você selecionará uma categoria de objetos e a arrumará, independentemente da quantidade de cômodos em que esses objetos estejam presentes.
Sendo assim, se você decidir começar pelas roupas você deverá arrumar cada espaço que contém roupas em todos os cômodos da casa. Apenas depois disso é que você seguirá para a categoria seguinte.
Lembrando que, a despeito de qual seja o objeto, é importante se perguntar se ele te traz alegria (como dissemos na dica anterior). E isso deve ser feito de um por um, pois é dessa maneira que eles serão selecionados. De fato, pode levar um tempo considerável, mas é provável que valha a pena.
Para facilitar a etapa explicada anteriormente, Marie Kondo divide os itens de uma casa em cinco categorias: roupas, livros, documentos, komono (miscelânea de coisas) e objetos com valor sentimental.
Então, ao iniciar a arrumação de uma categoria, empilhe todos os objetos dela em um único lugar. Isso te dará a real noção da quantidade de coisas que você possui.
Afinal, com as coisas espalhadas pela casa geralmente não temos uma ideia exata do quanto possuímos, mas, ao reunir os objetos, a quantidade se mostra de uma maneira mais explícita.
Esse processo costuma estimular o desapego, pois é nessa etapa da arrumação que as pessoas costumam perceber que têm muito mais do que precisam, ou até mesmo que possuem o hábito de acumular itens que sequer gostam.
Como dissemos, segundo o método Marie Kondo, tudo deve ser dividido em categorias. Mas os papéis, especificamente, não devem ficar em uma categoria só. Eles devem ser divididos em três, que nós explicamos.
A primeira categoria pertence aos documentos que implicam uma resposta ou pagamento, por exemplo, cartas e contas. A segunda categoria é para os documentos importantes que deverão ser guardados por tempo indeterminado, como é o caso dos contratos. E a última categoria é para documentos variados, que precisam ser consultados com uma certa regularidade.
Lembrando, claro, que essa separação só deverá ser feita depois que os papéis forem selecionados, conforme a primeira dica.
Na hora de guardar, selecione o lugar onde ficará cada coisa. Elas devem ser organizadas levando em consideração a praticidade na hora do uso. Logo, evite deixar em locais de acesso mais difícil o que você usa com frequência. Assim, depois, ficará mais fácil devolver tudo para o seu devido lugar.
Por fim, resista à tentação de comprar vários organizadores. Lembre-se que a intenção é desapegar de objetos e utilizar o que você já tem, não adquirir mais.
Não é incomum que, durante uma arrumação, as pessoas se detenham por mais tempo nos objetos que possuem um grande valor sentimental. Além disso, quando se trata desses itens, costuma ser mais difícil definir o tipo de sentimento que eles nos geram.
Por isso, a guru da organização recomenda que você deixe os objetos com valor afetivo para o final da arrumação. Assim, além deles não atrasarem o processo de organização, quando chegar o momento de ter que lidar com eles, você provavelmente estará mais confiante para distinguir o que te traz ou não alegria.
Por fim, ela sugere que esses objetos devem ser guardados em caixas bonitas, recebendo o carinho que merecem. O mesmo serve para as fotos, que devem ser colocadas em belos álbuns que possam ficar posicionados em prateleiras ou mesas de centro.
Não menos importante, é necessário que você compreenda que esse momento precisa ser prazeroso. Por isso, não encare a organização como uma tarefa chata.
Usufrua desse tempo como um cuidado com você. Livre-se das distrações e busque fazer tudo com calma e boa vontade. Para isso, reserve um espaço na sua agenda, um dia dedicado à organização, e aproveite!
Então, o que você achou de conhecer algumas dicas da guru da organização? Caso tenha gostado, continue nos acompanhando por aqui e leia mais conteúdos como este. Além disso, conheça a nossa página no Instagram e fique por dentro das novidades.
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