Localização ou espaço: o que priorizar ao escolher um imóvel?
Foto por Envato
Na hora de fazer a escolha por um imóvel, muitas questões devem ser consideradas para garantir o fechamento de um bom negócio. Por exemplo, aspectos como estrutura, acabamento, preço, localização e espaço são algumas das características que devem influenciar esse tipo de decisão.
Mas quando não dá para escolher tudo do jeito que desejamos, o que deve ser priorizado? É sobre isso que falaremos aqui. Então, se você está em dúvida se localização ou espaço é o que você deve priorizar, fique com a gente. Vamos falar sobre essas duas características tão fundamentais em um imóvel para te ajudar a se guiar nessa decisão. Confira!
Localização ou espaço: considerando o investimento
A compra de um imóvel requer um bom investimento financeiro. Por isso, para que não haja prejuízo no futuro, ou arrependimentos, tudo precisa ser muito bem pensado. Dito isso, é preciso que se saiba que a localização é um fator de grande influência no preço de um imóvel, assim como no seu potencial de valorização.
Ou seja, isso quer dizer que um imóvel localizado em uma área privilegiada de uma cidade custa consideravelmente mais do que outro imóvel, com características similares, localizado em uma região menos privilegiada.
Isso acontece porque uma boa localização proporciona diversos benefícios para o cotidiano, como comodidade e segurança. Além disso, como já dissemos, ela é fundamental para a valorização do imóvel ao longo dos anos. Algo importante a ser considerado por quem deseja obter um bom retorno financeiro a médio/longo prazo com a sua compra.
Sendo assim, se você se importa com o potencial de valorização do seu imóvel e com todos os benefícios que uma boa localização oferece, não tem como você desconsiderar esse fator na hora de fazer a sua escolha.
Localização ou espaço: considerando as questões pessoais
Depois do que dissemos acima, você pode estar pensando que indicamos priorizar sempre a localização. No entanto, não é bem assim. De fato, a localização é bastante importante, mas ela não pode ser o único fator a ser considerado.
Afinal, existem questões pessoais que também podem influenciar muito na escolha por um determinado imóvel. Como, por exemplo, a quantidade de pessoas que irão morar nele. Sendo assim, claro, não dá para dizer que o espaço não é, também, algo a ser analisado.
Mas o que fazer, então? Qual desses dois critérios deve-se priorizar? Sobre isso, nossa dica é: faça uma boa análise antes de tomar sua decisão. Busque balancear as necessidades pessoais da sua família com as características de um bom investimento. Por mais que nem sempre seja possível conciliar tudo, quase sempre é possível encontrar um equilíbrio entre as prioridades estabelecidas.
De repente, por exemplo, você pode abrir mão de um pouco de espaço para investir em uma localidade que vai te trazer muitos benefícios. Ou ainda, pode encontrar algo mais espaçoso em uma região que ainda não é muito valorizada mas que está crescendo e que apresenta bastante potencial para se valorizar. Portanto, analise o que é melhor para você e sua família.
Gostou das nossas dicas? Já sabe se irá priorizar localização ou espaço? Esperamos ter te ajudado nessa tarefa. Se você gostou deste texto e deseja ler outros, é só clicar aqui! Já para receber nossas novidades em primeira mão, basta preencher o formulário abaixo.