Imóveis sustentáveis: por que investir em construtoras que prezam por eles?
Perspectiva da fachada do Ecco Residence, da V2 Construções
A preocupação com o meio ambiente ganha cada vez mais espaço em todos os setores da sociedade. No mercado imobiliário não poderia ser diferente. Uma tendência que surgiu nos anos 1990 e vem ganhando destaque no Brasil nos últimos tempos são os imóveis sustentáveis.
Ainda não tão conhecidos enquanto conceito, os imóveis sustentáveis são edificações pensadas e construídas para minimizar o dano ao meio ambiente durante as obras e depois de entregues. São utilizados materiais, técnicas de arquitetura e tecnologia que permitem um uso mais eficiente dos recursos do planeta.
Então, vamos elencar agora algumas razões pelas quais você deve investir em construtoras que prezam por esse tipo de imóvel.
Economia
Apesar de ter um custo igual ou superior a outros para construção, os imóveis sustentáveis se valorizam cada vez mais. Logo, é esperado um retorno muito maior em relação ao investimento depositado neles.
Além disso, existe uma economia também no custo operacional dessas construções. Algumas características desse tipo de imóvel (aproveitamento da água da chuva, lâmpadas com sensores de movimento, painel fotovoltaico, janelas maiores que permitem maior entrada da luz e ventilação) geram uma economia considerável nas despesas de quem mora nessas unidades.
Maior qualidade de vida
Imagine morar em um lugar fresco e arejado sem necessidade de uso de ar-condicionado e ventilador, com ambientes bem iluminados pela luz do sol! Essas características dos imóveis sustentáveis impactam diretamente na qualidade de vida de quem reside neles.
Consciência ambiental
Nos imóveis sustentáveis, a preocupação com o meio ambiente está presente inclusive nos materiais utilizados para a construção. A prioridade são itens tecnológicos, que permitam menor dano ao planeta. Mas para que o projeto seja posteriormente certificado como sustentável, esses materiais precisam ser comprados de empresas que possuem certificados ambientais.
Logo, ao adquirir um imóvel sustentável, você tem a certeza de que tudo o que foi utilizado partiu de empresas ecologicamente corretas.
Certificações
Para que você tenha segurança de que realmente está adquirindo um imóvel sustentável, existem certificações que ajudam os clientes a identificar quais unidades realmente foram concebidas utilizando esse conceito.
Quem fornece o selo de que um imóvel é sustentável é a GBC Brasil (Green Building Council Brasil). Ela deriva da LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental, na sigla em inglês) que certifica construções em 165 países do mundo. Até 2018, o Brasil estava na 4ª posição global entre países com imóveis sustentáveis.
É importante frisar que enquanto a LEED se baseia em normativas dos Estados Unidos e Europa, a GBC Brasil utiliza parâmetros nacionais na hora de certificar um imóvel.
Bom, agora que você conhece os benefícios dos imóveis sustentáveis, é hora de ficar de olho nas empresas que vem investindo nessa categoria de construção. Além de uma série de benefícios na qualidade de vida de quem reside nesse tipo de imóvel, você fará uma economia significativa nos custos e um retorno bem maior sobre o que foi investido. Tudo isso aliado à certeza de que estará colaborando com o meio ambiente.
Fique de olho em nosso blog! Aqui trazemos sempre dicas e curiosidades sobre decoração e o mundo imobiliário.