Compra de imóvel com PIX? Entenda como isso irá funcionar
Foto por Freepik
O PIX, novo sistema de pagamento do Banco Central, entrou em funcionamento em novembro de 2020 e chegou fazendo barulho no país. Isso por conta das diversas facilidades que o sistema oferece em relação aos meios tradicionais de transferência de valores, como boleto, TED e DOC.
Porém, não é só pra isso que ele serve: a expectativa é que, em breve, seja possível fazer uma compra de imóveis com PIX. Então, que tal saber quais os benefícios que essa ferramenta trará para o mercado imobiliário? Vamos te explicar agora!
O que é o PIX?
Ainda no ano passado, o Banco Central confirmou que será possível a compra de ativos, como carros e imóveis, através do PIX. Assim, as facilidades possibilitadas pelo novo sistema irão fazer parte do dia a dia desses dois mercados aqui no Brasil.
O PIX permite a transferência de valores nos sete dias da semana, inclusive feriados, 24 horas por dia. A operação é feita através de uma chave, e o destinatário recebe o valor em até 10 segundos, de forma quase instantânea. Atualmente, clientes de banco podem registrar 4 tipos de chaves PIX: CPF, CNPJ, e-mail e número de celular.
Menos burocracia
Quem já precisou fazer transações imobiliárias no ato da escritura, sabe o quão demorada uma transação de alto valor pode acabar sendo. Com a compra de imóvel por PIX, a expectativa é que esse processo se torne bem mais simples e menos burocrático.
O novo sistema de pagamento, aliado à possibilidade de fazer a lavratura online, deve reduzir todo o processo a alguns minutos. Além disso, o fato de uma das chaves PIX poder ser o CPF, facilitará também a comprovação da transferência de recursos para o proprietário do imóvel, gerando uma maior segurança do ponto de vista jurídico à operação.
Rapidez na transferência do imóvel
A compra de imóvel com PIX irá promover ainda uma maior celeridade ao processo de transferência. Isso porque a expectativa é de que os impostos e as taxas de cartório também possam ser pagas pelo novo sistema. Agilizando a compensação dos recursos e permitindo que o processo avance com mais rapidez.
No caso dos financiamentos, os pagamentos também deverão acontecer de forma mais rápida após o registro.
Atenção para a segurança
O uso da nova ferramenta de pagamento vem crescendo no país e a compra de imóveis com PIX já é uma realidade no mercado imobiliário. Ainda assim, muitas pessoas questionam a segurança das operações realizadas pelo sistema. É importante lembrar que a plataforma utiliza a Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), que conta com tecnologia de proteção de dados atualizada.
No que cabe ao consumidor, os cuidados que se deve ter são os mesmos de qualquer outra operação financeira realizada no ambiente virtual. Atenção para as senhas e o uso de recursos de proteção contra vírus.
Bom, agora você já sabe que a compra de imóveis com PIX é uma realidade no mercado imobiliário brasileiro. E conhece todas as vantagens que o sistema está trazendo ao processo de aquisição e transferência de imóveis. Então, para saber mais novidades do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]