Como fazer uma horta vertical? Confira passo-a-passo!
O processo de criação de uma horta vertical é mais simples do que você imagina. Aprenda aqui a fazer a sua!
Tendência de decoração e paisagismo que vem ganhando espaço em uma infinidade de casas e apartamentos, a horta vertical é uma forma simples e delicada de dar vitalidade e sofisticar o seu imóvel. Além de trazer frescor ao domicílio, as hortas verticais também são grandes aliadas para os entusiastas da cozinha, que podem plantar e colher seus temperos na hora do preparo do alimento. Incrível, né?
Caso você esteja pensando se há dificuldade em fazê-la, não se preocupe: além de ser fácil, neste texto você irá conferir um passo-a-passo de como fazer uma horta vertical. Siga nosso tutorial e comece o quanto antes a montar uma horta suspensa, dando mais vida e beleza em casa!
Escolhendo a área
Foto: Reprodução
Antes de qualquer coisa, é preciso escolher o local ideal para instalar a horta vertical. Por isso, é preciso verificar os seguintes pontos para tomar a decisão da maneira correta:
- Em que horas do dia o local recebe luz do sol?
- Por quantas horas os raios solares chegam à área?
- O espaço é arejado?
Por que saber dessas coisas? Primeiramente, é preciso ter certeza que as plantas sejam posicionadas em um local que recebe luz do sol em parte do dia. O mais indicado é que o horário seja o da manhã.
Logo após, precisa-se saber por quantas horas essa planta receberá os raios solares no local escolhido. Afinal, cada espécie possui seu limite de exposição ao sol. Entretanto, a média para ervas e temperos é de 4 a 5 horas diárias. Confira o limite das plantas mais usadas em hortas verticais clicando aqui.
Por fim, o espaço precisa ser arejado para que as mudas recebam não só os raios de sol, como também as correntes de ar. Isso é necessário para que a terra não fique ressecada.
Meça o espaço disponível
Foto: Reprodução
Logo após a escolha do espaço, você precisa medir a área da horta vertical deverá ficar. A depender do tamanho, talvez seja preciso chamar um especialista – nesse caso um paisagista – para fazer a medição. Isso é importante porque, caso isso seja feito sem o auxílio de um profissional, a parede em que a horta em casa será instalada pode sofrer danos.
A escolha do local onde a horta ficará pode exigir que seja feita uma preparação da parede. Nesses casos, você pode cobrir a superfície com folhas de PVC ou plástico. Além de impermeabilizar a área, o material também dará suporte à horta.
Escolhendo as plantas
Foto: Reprodução
A terceira etapa do processo é escolher quais tipos de plantas serão cultivadas no espaço. Hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, alface, couve e brócolis são as espécies mais requisitadas para cultivo. Entretanto, a depender do tipo de erva ou tempero que você use, há outras possibilidades. Confira uma lista com outras opções aqui.
Envasando as mudas
Foto: Reprodução
Chegando a hora de envasar, você pode optar por diversas opções de recipientes: canos de PVC, potes de vidro, vasos de barro, pequenas caixas de MDF e muitas outras opções de vasos suspensos. Certamente, eles darão o toque especial que você deseja passar ao ambiente. O legal é que, nessa parte, você pode deixar a criatividade aflorar. Afinal, são infinitas as possibilidades de aplicação.
Suporte dos vasos
Foto: Reprodução
Assim como os vasos, o suporte também pode ser feito de diversas maneiras. Há quem utilize chapas de MDF cortadas na espessura dos vasos e os una com uma corda, há quem prefira o fazer na própria parede. Vai do gosto de cada um.
Esperamos que sua horta vertical fique linda! Ademais, se você quiser receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades! Além disso, veja o post que criamos sobre revestimento em apartamentos e cobertura garden. Compartilhe também esse post com alguém que também deseja ter sua própria horta em casa!