Revestimentos de parede: 3 dicas para escolher o seu
Foto por Envato
Os revestimentos de parede são ótimos para quem deseja mudar a decoração de uma residência sem ter que fazer uma grande reforma. Afinal, além de existirem diversas opções de revestimentos disponíveis para compra, existem também alguns que são super práticos e fáceis de serem aplicados.
Mas, para que tudo saia conforme o desejado, é necessário saber escolher o tipo adequado de revestimento. Para ajudar nessa tarefa, reunimos aqui três dicas. Então, com este texto, você vai aprender como escolher o revestimento de parede ideal. Para descobrir, é só conferir abaixo!
1. Analise o cômodo no qual o revestimento será aplicado
Um dos primeiros passos para descobrir qual dos revestimentos de parede disponíveis você deve escolher é pensar sobre o cômodo onde ele será aplicado. Isso é importante porque cada cômodo tem sua particularidade, não só com relação à decoração do local mas também com relação à sua funcionalidade.
Por exemplo, a cozinha e o banheiro são usados para o preparo de alimentos e para tomar banho, respectivamente. Por isso, são os locais da residência que mais costumam ter contato com umidade.
Dessa forma, não é qualquer revestimento que pode ser aplicado nesses ambientes. Para esses cômodos, o ideal é optar por revestimentos fáceis de limpar e resistentes à umidade. Entre os mais indicados, estão o porcelanato, as pastilhas e os azulejos. Já em áreas secas, é possível utilizar revestimentos feitos de madeira, bambu e laminados.
Por fim, se o que você quer mesmo é praticidade, os revestimentos adesivos são uma boa alternativa. Lembrando apenas que, em alguns casos, é preferível contratar um profissional para fazer a aplicação.
2. Escolha revestimentos de parede duráveis e fáceis de manter
Outros dois pontos que devem ser analisados antes da escolha é a durabilidade e a manutenção do revestimento em questão. Afinal, você não vai querer adquirir um revestimento que apresenta desgaste com pouco tempo de uso, certo? Ou ainda, que exige uma manutenção trabalhosa ou relativamente frequente quando tudo o que você quer é praticidade.
Então, para não ter que lidar com questões desse tipo, é fundamental avaliar esses dois pontos antes da aquisição.
3. Considere a decoração do seu lar
Embora as características citadas acima sejam muito importantes, não devemos deixar o aspecto visual de lado. Ou seja, também é importante pensar na estética do revestimento antes de escolhê-lo.
Sendo assim, busque por revestimentos feitos com cores e materiais que combinem com o estilo da sua residência e com a atmosfera que você deseja que o cômodo em questão tenha. A madeira, por exemplo, tende a transmitir uma sensação de aconchego. Por esse motivo, é um material que costuma ser recomendado para revestimentos utilizados em quartos.
Em suma, o que recomendamos é que você busque equilibrar as características do revestimento, optando por algo de boa qualidade e com um bom visual.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim. Se quiser mais uma dica de como mudar a decoração das paredes do seu apartamento, é só clicar aqui e ler o nosso texto sobre boiserie.