Glossário do mercado imobiliário: saiba o significado das principais expressões
Foto por Envato
Se você está considerando investir em imóveis, é importante começar a ficar por dentro do glossário do mercado imobiliário. Afinal, saber sobre os termos da área é fundamental para facilitar a comunicação com os profissionais do setor e descobrir sobre as particularidades dos imóveis do seu interesse.
Sendo assim, se você deseja saber mais sobre os termos específicos do mercado imobiliário, fique com a gente! Selecionamos alguns dos principais e trouxemos para você conferir.
Glossário do mercado imobiliário: alguns dos termos mais utilizados
1. Área comum
A área comum diz respeito aos espaços compartilhados de um condomínio. Por exemplo, no caso de um edifício, todas as áreas que não correspondem às unidades privativas são áreas comuns. Ou seja, trata-se dos espaços de uso compartilhado, como é o caso das áreas de lazer de um prédio.
2. Caução
Caução é um termo utilizado para designar um tipo de garantia. Trata-se de um valor monetário depositado, por uma das partes de um contrato, que serve para garantir o cumprimento de suas responsabilidades financeiras.
3. Permuta imobiliária
Permuta imobiliária é como se denomina o processo de troca mútua de imóveis entre proprietários. Ela oferece duas possibilidades: com torna e sem torna. Com torna é quando parte do pagamento é feito em dinheiro, e sem torna é quando a troca é feita sem parte em dinheiro, apenas envolvendo os bens.
4. Valor de mercado
Trata-se do valor do produto, neste caso, do imóvel, baseado na oferta e procura. Ou seja, o preço que ele atinge de acordo com o mercado imobiliário.
ITBI é a sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, uma tributação que ocorre durante uma transação imobiliária. Ela é cobrada pela prefeitura do município no qual o imóvel se encontra e seu valor varia de estado para estado.
6. Incorporadora imobiliária
Muitas pessoas sabem o que é uma construtora, mas uma incorporadora imobiliária você sabe o que é? As incorporadoras são pessoas físicas ou jurídicas que efetuam a venda de frações ideais de terrenos objetivando um projeto imobiliário. As vendas podem ser feitas antes da construção das unidades e, em casos assim, há o comprometimento da entrega realizado em contrato.
7. Contrato de gaveta
Chama-se de contrato de gaveta um documento não oficial que é feito para registrar por escrito algo que foi acordado verbalmente entre duas pessoas. É uma forma de confirmar a negociação, mas não há registro em cartório.
8. Loft
O loft é um modelo de imóvel que se baseia em algumas construções estadunidenses que começaram a fazer sucesso por volta dos anos 50. Ele se caracteriza principalmente por possuir ambientes integrados e pé-direito alto.
9. Alienação fiduciária
Alienação fiduciária, nos casos envolvendo imóveis, trata-se de uma garantia concedida por um devedor, que passa o seu bem imóvel para seu credor até o momento dele conseguir quitar sua dívida.
10. Habite-se
O habite-se é um documento expedido pela prefeitura que atesta que o imóvel já pode ser habitado. De maneira que qualquer imóvel precisa desse auto de conclusão para poder ser ocupado legalmente.
Gostou do nosso glossário do mercado imobiliário? Então que tal aproveitar que você já está por dentro de algumas expressões do setor para ler outros textos do nosso blog? Para isso, é só clicar aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. Aproveite!