Mercado imobiliário: 12 milhões de famílias pretendem comprar imóvel nos próximos dois anos
Foto por Freepik
As previsões de retomada do mercado imobiliário seguem positivas. Uma pesquisa da Datastore Series aponta que mais de 12 milhões de famílias brasileiras pretendem comprar imóvel nos próximos 24 meses. O estudo foi divulgado no fim do ano passado e mostra que o número de interessados na compra está se aproximando ao patamar do período pré-pandemia.
São exatamente 12.080.575 famílias que devem movimentar o mercado imobiliário nos próximos dois anos. O número corresponde a 23,9% do total de famílias que participaram do estudo. Antes da pandemia, em março, o índice estava em 25% dos entrevistados.
Próximos 12 meses
Quando analisados apenas os próximos 12 meses, os números são ainda mais animadores. O percentual de compradores ávidos subiu para um total de 53%, maior índice desde 2011.
O CEO e fundador da Datastore, Marcus Araujo, ressaltou ainda que as pessoas que formam esse percentual de compradores ávidos já estavam no funil de vendas do mercado imobiliário nos últimos 24 meses, mas resolveram acelerar a compra do imóvel. No índice geral, de 12 milhões de famílias, a maior parte dos compradores é novata, chegou durante a pandemia.
Novidades aquecem o setor
As novidades do mercado imobiliário prometem alavancar o percentual de vendas e acelerar a recuperação do setor. Uma delas é a redução da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, que chamou a atenção de clientes e investidores. Ela é a principal ferramenta que o Banco Central utiliza para controlar o consumo no país e sua queda representa uma maior facilidade de crédito. Construindo um ambiente propício para consumidores e empresas.
Além disso, a chegada do PIX é outro ponto importante. O Banco Central autorizou que imóveis possam ser comprados por meio desse novo sistema de pagamento. A expectativa é uma menor burocracia e maior agilidade no processo de aquisição e transferência de imóveis. Uma vez que, pelo PIX, transações de alto valor poderão ser feitas em até 10 segundos, de maneira quase instantânea, e sem a cobrança de taxa por parte dos bancos. Aliado a isso, as taxas cartoriais também devem passar a aceitar pagamento pelo novo sistema.
Inovações
As inovações no que diz respeito aos próprios imóveis também estão presentes na tentativa de manter a intenção de compra em alta. O tipo de construção que vem sendo cada vez mais valorizada, ano após ano, são os imóveis sustentáveis. Eles são pensados e construídos com o objetivo de promover o menor impacto ambiental possível e gerar um uso consciente de recursos.
Apesar de custar o mesmo ou até mais que um imóvel comum, a grande valorização dessa categoria gera um retorno bem maior do que o total investido.
Agora você já sabe que são bastante positivas as projeções para o mercado imobiliário nos próximos meses! Para ficar por dentro de mais notícias e curiosidades sobre esse universo, não esqueça de acompanhar o nosso blog!