Como ler planta baixa: dicas para entender um apartamento na planta
Foto por Freepik
Quem deseja investir em um apartamento na planta, assim como em qualquer outro tipo de imóvel, precisa tomar cuidado para fazer boas escolhas e realizar um bom negócio. Afinal, há sempre muitos aspectos a serem considerados nessa decisão: qual a construtora do imóvel, a localização da propriedade, como é sua estrutura, entre outros.
Por isso, também, possuir certos conhecimentos relacionados a esses assuntos pode ajudar muito nesse processo. E é sobre isso que viemos falar aqui. Através desse texto vamos te dar algumas dicas de como ler uma planta baixa.
Dessa forma, ficará muito mais fácil avaliar os aspectos estruturais de imóveis na planta e acertar na escolha. Então, quer saber mais? É só conferir abaixo!
O que é uma planta baixa de imóvel?
É provável que você já tenha se deparado com o desenho de uma planta baixa de apartamento, e ache fácil reconhecer. Trata-se do desenho do imóvel mostrado de cima, com seus detalhes estruturais e sem o teto, claro.
Pois, o objetivo é levar a compreensão da estrutura do imóvel mostrado: quantos cômodos ele tem, como eles estão dispostos, quantas paredes o imóvel possui, quais os tamanhos dos cômodos etc.
Ou seja, a planta baixa é um desenho feito em escala com o propósito de mostrar todos esses detalhes. Por fim, lembramos que ela também pode ser chamada apenas de planta, ou ainda de “planta de casa”, “planta arquitetônica” e “desenho arquitetônico”.
Quais as vantagens de analisar a planta?
Antes de adquirir um apartamento na planta é essencial observar sua planta baixa. Pois, é dessa forma que você poderá ter mais noção da estrutura da unidade e saber o que está considerando comprar.
Mas isso não é tudo. A planta baixa serve não só para que você possa observar os tamanhos, disposição e outros detalhes dos cômodos, mas também para que você possa se planejar com relação à decoração dos ambientes.
Afinal, é olhando as medidas e disposição dos cômodos que você poderá ter uma ideia do tipo de mobiliário que eles comportam e de como esse mobiliário poderá ser organizado. Ou seja, a planta possui bastante utilidade.
Como ler planta baixa?
Tomando essa planta baixa como exemplo, explicamos: um dos primeiros pontos a serem identificados são as paredes. Como já é de se imaginar, elas são essas divisórias mais espessas entre cada cômodo.
No entanto, podem haver paredes de espessuras diferentes, e isso também é apresentado na planta. Nessa, por exemplo, é possível perceber essa diferença de espessura em alguns pontos. Já as divisórias mais finas, e marrons, estão representando as portas. Nessa planta vemos que o banheiro social possui duas.
Também nessa planta, podemos ver os arcos “desenhados” pelas portas. Isso ajuda não só a saber o lado de abertura de cada uma delas como também o espaço ocupado por essas aberturas.
Por fim, o posicionamento dos equipamentos, como vasos e pias, ajuda a saber onde o encanamento fica, o que é extremamente importante na hora de fazer uma reforma. Já a parte do mobiliário é quase sempre muito bem ilustrada e fácil de entender. O que poderia gerar alguma dúvida são esses retângulos marrons, que trata-se da representação de armários.
Então, gostou da nossa dicas? Deseja ler mais textos como este? Se sim, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.