Tipos de luminárias: conheça os principais e saiba como usá-los

Uma boa iluminação é capaz de fazer uma verdadeira transformação em um ambiente. Pode deixá-lo mais aconchegante, ajudar a destacar detalhes da decoração e até tornar o espaço mais funcional. E saber quais dos tipos de luminárias escolher pode ser de grande ajuda nisso. 

Mas como saber quais luminárias usar? Para tirar essas dúvida decidimos reunir aqui alguns dos tipos mais utilizados e explicar suas funções. Pretendemos que este texto seja de grande ajuda para quem deseja inserir luminárias na decoração. Então, se esse é o seu caso, continue com a gente e confira! 

Alguns tipos de luminárias e seus usos:

Tipos de luminárias - Lustre

Foto por Envato

  • Lustre

O lustre é um dos tipos de luminárias mais antigos. Mas se ao ler essa palavra você já imagina aquelas luminárias pendentes de casarões antigos, cheias de detalhes rebuscados, pode esquecer. 

Embora elas ainda existam, hoje em dia já é possível encontrar lustres de vários tipos. Inclusive uns bem modernos, como os de estilo industrial. Mas uma coisa é fato: não é um tipo de luminária que passa despercebida. Por isso, é fundamental pensá-la dentro da decoração. Pois, ela será um dos destaques de qualquer ambiente.

A sala de jantar é um ótimo lugar para instalar um lustre. Porém, certifique-se de escolher um com um tamanho que garanta a iluminação de toda a superfície da mesa. 

Tipos de luminárias - luminária embutida

Foto por Envato

  • Luminária embutida

Ótima para os amantes da decoração clean, a luminária embutida é discreta e moderna. Como é usada inserida no forro do teto, a luminária em si não se destaca e sim a luminosidade que ela emite. 

Por isso, também, é excelente para realçar elementos decorativos nos cômodos. Ou ainda, para deixar ambientes como banheiros e quartos mais aconchegantes. 

Tipos de luminárias - arandela

Foto por Envato

  • Arandela

Assim como a luminária embutida, a arandela é ótima para trabalhar luz indireta e funciona muito bem destacando peças decorativas, como quadros. Além disso, é fácil de instalar, ficando presa na parede, e ajuda a deixar o ambiente mais charmoso. É mais recomendada para áreas da residência que pedem por aconchego, como quarto e sala de estar. 

Tipos de luminárias - luminária pendente

Foto por Envato

  • Luminária pendente

Como o nome já diz, esse é um tipo de luminária que pende do teto. Sendo assim, embora existam modelos discretos desse tipo de luminária, ela sempre vai aparecer. Por isso, é fundamental que o modelo escolhido converse com a decoração do local. 

Mas para quem está se perguntando sobre seu uso: ela é comumente escolhida para dar foco. Logo, geralmente é colocada sobre mesinhas laterais. Ou outros tipos de móveis que casam com uma iluminação mais direcionada. 

Uma dica: se optar por colocá-la sobre a mesa de cabeceira, respeite uma altura de até 50cm. Dessa forma, sua luz não incomodará quem estiver na cama. 

Tipos de luminárias - luminária de chão

Foto por Envato

  • Luminária de chão

Prática, a luminária de chão é ótima para, quem não está podendo fazer uma reforma em casa, poder trabalhar a iluminação nos ambientes. Isso porque ela não exige instalação, apenas uma fonte de energia e pronto. 

Além disso, pode funcionar como uma peça decorativa. E, dependendo do modelo escolhido, serve para trabalhar luz indireta ou para dar foco. 

Tipos de luminárias - abajur

Foto por Envato

  • Abajur

Seguindo a linha da praticidade, o abajur é um dos tipos de luminárias mais conhecidos e utilizados. Pode ser colocado sobre superfícies variadas, mas é costumeiramente escolhido para mesas de cabeceira. Lembrando que o ideal é que a luz utilizada nele contraste com a luz geral do ambiente. 

Gostou de conhecer alguns dos principais tipos de luminárias? Esperamos que esse texto te ajude a ter mais direcionamento nas escolhas de iluminação para o seu lar. Se quiser ler mais textos como esse, é só clicar aqui. Já para não perder nossas novidades, basta preencher o formulário abaixo. 

2020-12-04T10:37:28-03:00