Terrário de plantas: o que é e como fazer um

Você sabe o que é um terrário? Quem gosta de plantas provavelmente já tem familiaridade com esse termo. Uma ótima forma de decorar ambientes e deixar a casa com mais vida, os terrários prometem seguir fazendo sucesso.

Por isso, decidimos contar aqui tudo o que você precisa saber sobre ele. O que é e como você pode fazer um. Quer descobrir? Então vem com a gente! 

Terrário de plantas

Foto por Unsplash

O que é um terrário de plantas? 

O terrário é um recipiente com plantas, e outras matérias orgânicas, fechado e auto sustentável. A ideia com ele é conseguir reproduzir um mini ecossistema, com as plantas realizando a fotossíntese dentro do recipiente. Ou seja, um ecossistema fechado, uma espécie de mini floresta dentro de um vidro. 

Logo, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, aqueles vasos no formato de aquário, que são abertos e cheios de suculentas dentro, não são terrários. São apenas bonitos arranjos. Pois para ser um terrário o recipiente precisa ser fechado. 

Além disso, as plantas escolhidas para terrários são plantas que gostam de sombra e umidade. Sendo assim, para esses casos, esqueça as suculentas. Suculentas gostam de sol e terra mais seca, não são plantas para terrários. 

Como fazer um terrário? 

1. Escolha o recipiente adequado 

A primeira coisa que você vai fazer é escolher um recipiente adequado. O indicado é um recipiente de vidro com tampa, e que tenha uma altura que permita o crescimento das plantas que ficarão dentro dele.

2. Selecione as plantas que você irá utilizar 

As plantas para terrário, como já dissemos, precisam ser plantas que gostam de sombra e umidade. Além disso, como elas vão ficar dentro de um recipiente, elas também precisam ser de pequeno porte e ter um crescimento mais lento. 

Entre as espécies mais indicadas estão: musgo vivo, planta-da-amizade, calatéia “pena-de-pavão”, orquídea-pipoca, calatéia “anel de prata” e violeta-africana.

3. Faça a base

O plantio dentro do terrário se assemelha ao plantio em um vaso, com a utilização de terra apropriada. No entanto, você não precisa das pedras para drenagem, uma vez que a umidade se distribuirá por toda a região dentro do recipiente. Mas, você pode utilizar as pedras para valorizar esteticamente o arranjo das plantas. 

Além disso, se decidir colocar um pedaço de madeira dentro, para enfeitar, não esqueça de optar por um que suporte muito bem umidade. Madeiras destinadas para uso em aquários também são ótimas para essa finalidade. 

4. Faça o arranjo

Na hora de montar o terrário, pense previamente no local que você deseja colocar cada elemento e vá fazendo isso cuidadosamente. Ademais, ao colocar a terra para as plantas, tome o cuidado de não sujar o vidro do recipiente. 

5. Finalize e regue

Terrário montado? Chegou a hora de limpar bem a parte interna do vidro e fazer a rega. Para a limpeza você pode utilizar papel toalha. Já na hora da rega, muito importante: pulverize a água no vidro. Não é para molhar diretamente as plantas. 

Se as folhas das plantas ficarem molhadas, enxugue-as, ou grandes chances delas apodrecerem. Para saber a quantidade ideal de água, regue e dê um tempo para perceber se a terra absorveu aquela água ou se é necessário regar mais. Muito cuidado para não exagerar. Depois é só fechar e colocar o terrário em um local que receba luminosidade, mas não sol direto.

Então, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática e fazer um terrário bem bonito? Esperamos que sim! Ademais, continue nos acompanhando por aqui! Ou preencha o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.

2020-12-18T18:24:24-03:00