Taxa de juros Selic: o que é e como influencia na compra de apartamentos

Tire dúvidas sobre a influência da taxa de juros Selic na compra de seu apartamento!

Taxa de juros Selic - Jornal com variação de impostos

Foto: Markus Spike/Reprodução

A compra de um apartamento envolve diversos trâmites burocráticos, taxas e impostos. É importante que você conheça todos – ou boa parte deles – para entender o quanto exatamente está pagando em seu novo imóvel. A taxa de juros Selic é um desses valores que interferem diretamente na precificação dos imóveis.

Dessa forma, é fundamental entender como ela funciona e de que forma se aplica na compra de um apartamento novo. Portanto, no texto de hoje, explicaremos o que é a taxa de juros Selic, como ela é definida e seu impacto sobre o valor do imóvel. Acompanhe!

O que é a taxa Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Em resumo, isso significa que a Selic é a taxa básica de juros. Ou seja: tudo que é comprado possui sua interferência direta. Definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) a cada 45 dias, a taxa de juros Selic decide os rumos da economia nesse período de tempo.

Os bancos utilizam esse parâmetro para definir as taxas de empréstimos entre eles mesmos. Portanto, a variação dos juros interfere diretamente na circulação de capital e no aumento (ou diminuição) da inflação. Mas como saber se o impacto da taxa irá favorecer ou não a compra? Vamos explicar:

 

  • Quando a taxa Selic está alta, o poder de compra diminui. Consequentemente, o cenário fica favorável para investimentos;
  • Quando a taxa Selic encontra-se em baixa, o número de investimentos diminui. Tal fenômeno impacta no poder de compra, que aumenta neste período.

 

Exemplificando: Se o valor da taxa básica de juros aumenta, é o momento de segurar o impulso de comprar. Assim, a tendência é comprar menos. Já o mercado, para manter o seu ritmo, acaba oferecendo preços menores. Entretanto, com a taxa de juros mais cara, o preço acaba ficando maior para quem parcela ou financia alguma coisa.

 

Como a taxa Selic interfere na compra do meu apartamento?

A taxa Selic é a responsável pela definição dos juros, e isso inclui os de financiamentos. Portanto, quem vai comprar qualquer tipo de imóvel precisa atentar-se às suas oscilações. Afinal, ela dita o preço final que se pagará em um imóvel. Mesmo se o apartamento que você deseja comprar estiver em promoção, os juros do financiamento estarão altos se a taxa Selic também estiver.

Entretanto, o contrário também pode acontecer: Selic baixa significa juros menores de financiamento. Portanto, essa pode ser uma boa hora de realizar a compra. Porém, o ideal é que você confira se as promoções acompanham o ritmo da taxa básica de juros e saiba que esse valor pode ser corrigido conforme as variações da inflação. É importante salientar que, nessa hora, a procura por imóveis aumenta. No entanto, o preço real de um apartamento só será bem mensurado se a oferta da construtora acompanhar o valor da Selic.

Um fenômeno interessante é que, quando a Selic aumenta, pode acontecer de construtoras e donos de imóveis baixarem os preços. Afinal, com a alta na taxa, fica mais difícil para os compradores obter crédito. Além disso, ficará complicado vender imóveis. Nesse cenário, quem deseja comprar seu apartamento à vista sai na frente.


Em conclusão, para conseguir as melhores oportunidades e preços, é imprescindível acompanhar a Selic. Para saber quando ela irá variar, acesse o site do Banco Central e verifique periodicamente as variações. Dessa forma, além de saber quando será o momento ideal para a compra de apartamentos e outros imóveis, você consegue ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário.

2018-12-05T10:48:33+00:00