Quarto montessoriano: o que é e como fazer

Você já ouviu falar sobre o quarto montessoriano? Pensado através da pedagogia montessoriana, criada pela médica e educadora Maria Montessori, esse tipo de quarto é projetado para estimular a autonomia das crianças. Por esse motivo, passou a ser muito pesquisado por diversos pais.

Mas se você ainda não sabe exatamente como esse método funciona e deseja entender mais sobre ele, não se preocupe. Abaixo contaremos como é o quarto montessoriano e como ele pode ser feito. Confira!  

 

quarto montessoriano

Quais as características de um quarto montessoriano?

Dentre as principais características de um quarto montessoriano, a que costuma chamar mais atenção é a cama. Isso porque, em um quarto montessoriano, o colchão da cama da criança fica no chão. Esse móvel central substitui o berço ou as já conhecidas camas tradicionais em suas versões menores.

De acordo com a lógica montessoriana, o berço convencional restringe os movimentos da criança. Por isso, utilizar o colchão faz com que elas ganhem autonomia. Afinal, uma vez que a cama não esteja em um nível elevado, a criança pode ter acesso a ela sozinha tranquilamente. 

No caso das crianças menores, para garantir a segurança, são colocadas almofadas e protetores que impedem a criança de rolar para fora da cama durante à noite. Além disso, uma base de madeira costuma ser usada embaixo do colchão para evitar a friagem. 

Os outros móveis também são colocados pensando na ergonomia infantil, por esse motivo os armários também são baixos. Ou seja, tudo deve possuir uma altura que permita que a criança possa acessar suas roupas e objetos. 

Mas as adaptações não param por aí: tapetes e outros itens que possam estimular experiências sensoriais também são bem-vindos. Além deles os espelhos desempenham um papel importante nesse tipo de quarto, uma vez que ajudam as crianças a se reconhecerem visualmente. 

 

Segurança

Não é incomum, no entanto, que diante de tantas facilidades para que as crianças possam alcançar os objetos, os pais venham a se preocupar com a segurança dos filhos. Mas, em um quarto montessoriano, esse aspecto não é deixado de lado.

Ou seja, para que as crianças possam ter essa autonomia dentro do quarto delas, diversos cuidados devem ser tomados. No caso do espelho, por exemplo, o ideal é que ele seja colado em uma placa de MDF ou madeira e fique bem preso à parede. Dessa maneira, é evitada a possibilidade dele quebrar e machucar a criança. 

Porém, não é só o espelho que deve ficar bem fixado à parede. Isso também serve para todos os quadros e móveis. Assim, eles não correm o risco de tombar ou cair e machucar a criança. Também para evitar acidentes, recomenda-se que nos quadros seja usado acrílico no lugar do vidro. 

Por fim, existem os cuidados já conhecidos, que se deve ter independente do estilo de quarto escolhido: tampar tomadas, evitar o uso de pregos e móveis com quinas. Tendo-se o devido zelo não precisará haver preocupação, pois seu filho terá segurança em um ambiente pensado para ele. 

Gostou desse texto? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode assinar nossa newsletter através do formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão.


2020-03-15T12:10:06+00:00