Quanto ganhar para comprar um imóvel? Saiba como se planejar

Se você deseja comprar um imóvel e não dispõe de uma boa quantia de dinheiro sobrando, é necessário planejamento. Saber quanto ganhar para comprar um imóvel irá te ajudar a concretizar esse objetivo. Afinal, trata-se de um grande investimento e de um compromisso financeiro que deve durar alguns anos para ser quitado.

Logo, para que você não comprometa sua renda além do que pode, e ainda assim consiga realizar o sonho da residência própria, entender isso é fundamental. Portanto, reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar. Confira!

Comprar um imóvel - pessoa fechando negócio

Foto por Freepik

Quanto ganhar para comprar um imóvel? 

Caso você vá comprar um imóvel à vista, supomos que você já tenha a quantia em dinheiro necessária para isso reservada. Nesse caso, basta realizar a busca por um imóvel que atenda o seu perfil e caiba no seu orçamento. 

Mas se esse não é o seu caso e você não dispõe de uma quantia para comprar um imóvel à vista, mas ainda assim deseja investir em um, o financiamento é uma opção. No entanto, há um porém: para não arcar com problemas financeiros é preciso se planejar

Uma boa dica para isso é se atentar para não comprometer mais do que 30% da sua renda com as parcelas de um financiamento. Para não cair em nenhuma cilada, nesse sentido, preste atenção em como a cobrança das parcelas será feita pela instituição na qual você realizou o financiamento. 

Faça os cálculos necessários para ter a certeza de que você não comprometerá mais do que essa porcentagem ou do que você pode arcar. Essa parte é fundamental para não adquirir uma dívida da qual terá dificuldade de sair depois. 

Cada caso é um caso

Também é importante salientar que a porcentagem citada acima significa “no máximo”. Ou seja, algumas pessoas não poderão sequer comprometer 30% da renda e precisarão encontrar outras possibilidades. 

Também por isso não é possível definir um valor específico de quanto você deve ganhar para comprar um imóvel, pois as realidades se diferem. O aconselhável, então, é analisar a sua fazendo alguns questionamentos.

Você possui uma renda segura? Tem algum dinheiro guardado? Pode comprometer 30% da sua renda mensal? Quanto sobra da sua renda depois de você pagar suas contas fixas? Saber com o que você pode e poderá lidar é a melhor maneira de fazer escolhas seguras. 

Faça simulações para comprar um imóvel com mais segurança

Como as condições de pagamento vão variar dependendo do tipo de financiamento imobiliário e da instituição pela qual você optar, uma forma de sentir mais segurança para escolher é fazendo uma simulação.

Algumas empresas disponibilizam a simulação para que você possa ter uma noção mais clara de como ficará o comprometimento da sua renda, do quanto você precisará desembolsar e por quanto tempo. É uma alternativa da qual vale considerar usufruir. 

Negocie! 

Por fim, não esqueça que uma boa negociação pode fazer uma grande diferença. Portanto, não se intimide e busque as melhores condições para você. Caso você seja um servidor público, por exemplo, procure saber se você tem direito a algum benefício. Ou até mesmo se você pode utilizar seu FGTS na compra. Sempre que for possível, negocie! 

Gostou das nossas dicas? Deseja ler outros textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.

2020-09-09T15:56:04-03:00