Por que apartamento na planta é mais barato? Entenda!

Muitas pessoas que querem comprar um imóvel ficam na dúvida e se perguntam por que apartamento na planta é mais barato. O que elas acabam deixando passar é que, no geral, além de eles oferecerem melhores condições de pagamento, são mais rentáveis do que uma casa pronta. Claro que antes de fechar negócio, é preciso ter certeza de que a construtora é de confiança. Ver as condições dos juros e se o local, quando pronto, atenderá a tudo o que você precisa são algumas delas. Depois de tudo isso, é só fechar negócio.

 

Afinal, por que apartamento na planta é mais barato?

Casal olhando apartamento na planta é mais barato

Foto: Reprodução

A princípio pode parecer estranho esse valor mais baixo, mas se você for pensar bem, fica simples entender o motivo. Quando uma incorporadora vai começar construir apartamentos, casas ou outro tipo de imóvel, ela precisa ter capital para isso. Antes de construir, a empresa faz uma análise para valor inicial da construção e também o final.

Elas precisam ter todo esse dinheiro disponível, em caixa, para fazer o empreendimento sozinhas e vender tudo pronto. Porém, quando vendem imóveis na planta, as incorporadoras usam os valores dados como entrada ou de financiamento para bancar parte dos gastos.

De uma forma mais simples, é possível dizer que quem compra um apartamento ou casa na planta, ajuda a construtora a erguer o prédio. Assim, as pessoas entram como parte fundamental do empreendimento. Afinal, elas  investem mesmo antes da construção e, por isso, acabam conseguindo o pagar um valor menor.

 

Menos custo

Outro ponto que precisa ser levado em conta e que ajuda a baratear o custo de um imóvel na planta é a garantia de venda. A partir do momento que alguém começa a pagar algo que nem está construído, a incorporadora já sabe que aquele bem ficará ocupado assim que estiver pronto.

Eles não vão precisar ficar com ao apartamento no mercado, tentando encontrar um comprador. Já os demais ficarão parados por mais algum tempo. Consequentemente, o dinheiro empregado demorará mais para dar retorno para a construtora. Com isso, o valor acaba subindo.

 

Mais fácil de pagar e valorização

Além de ter um valor mais barato, o imóvel na planta costuma ter parcelas menores ou oferecem um financiamento por tempo maior. Isso acontece porque o valor que a incorporadora vai precisar gastar na obra é dividido em partes, conforme a construção vai se desenvolvendo. Assim, é possível permitir que o comprador pague aos poucos. Dessa forma, o dinheiro dele entra justamente no período em que a empresa precisará fazer um investimento.

Outro ponto positivo de comprar o imóvel na planta é a valorização dele. Afinal, quando você compra ele na planta o valor é menor. Por isso, quando o investimento estiver no mercado, pronto, ele já terá será mais caro. A valorização é imediata.


Está pensando em comprar uma casa ou apartamento? Se sim, optar por uma construção ainda na planta pode ser uma boa escolha. Pesquise muito sobre a construtora, avalie o bairro, a planta e veja que está tudo correto e adequado para o seu perfil. Ademais, não se esqueça de fazer os cálculos para ter a certeza de que as parcelas caberão no orçamento doméstico!

2019-04-04T15:53:43+00:00