Como usar paletes na decoração: ideias para te inspirar

Você já pensou em usar paletes na decoração do seu lar? Os paletes são estrados, geralmente feitos com madeira. Eles inicialmente eram utilizados no armazenamento e transporte de mercadorias, mas com o tempo também passaram a adquirir outras funções.

Entre os novos usos que os paletes passaram a ter está o seu uso na decoração. Com toda a sua versatilidade e excelente custo-benefício, eles têm sido muito aproveitados para a construção de diversas peças de mobiliário. Contribuindo, assim, para deixar os ambientes mais charmosos e modernos.

Então, quer saber como usar os paletes na decoração? Para isso basta conferir nossas dicas abaixo. 

paletes na decoração - sala decorada
Foto por Envato

Como usar paletes na decoração da sala? 

Existem várias possibilidades de utilização dos paletes na sala de estar, e uma ótima maneira de usá-los nesse ambiente é como mesa de centro. Aliás, o sucesso dos paletes como mesa de centro é tanto que esse acabou se tornando um dos seus usos mais comuns dentro da decoração.

No entanto, usá-los como base para sofá é outra possibilidade. Você pode montar a estrutura do sofá usando os paletes e mandar fazer almofadas para usar de estofado. Além da vantagem de poder escolher a estampa e o tecido que mais lhe agradarem, ele provavelmente custará menos que um sofá tradicional.

paletes na decoração - quarto decorado
Foto por Envato

Como usar paletes na decoração do quarto? 

O quarto também oferece ótimas opções para o uso dos paletes na decoração. Por exemplo, eles podem ser usados como cama, como cabeceira e também como mesa de cabeceira. 

Para quem gosta de um estilo mais rústico, usar um ripado de paletes como cabeceira é uma ótima escolha. Outra maneira de fazer isso é usando-os como base da cama, montando a estrutura no piso e colocando o colchão por cima.

Entretanto, no caso da mesa de cabeceira a aplicação é ainda mais simples. Basta pegar um caixote de paletes e colocá-lo ao lado da cama.

Outros ambientes: 

A versatilidade dos paletes é tanta que seu uso não se restringe à sala e ao quarto. Na cozinha, por exemplo, eles podem ser aproveitados como armário. Ademais, podem ser usados como banco, que é uma função que eles também podem ter em um local como a varanda.

paletes na decoração - sala colorida
Foto por Envato

Como dar acabamento aos paletes

Então, agora que você já recebeu várias dicas de como usar paletes na decoração, chegou a hora de falar sobre o acabamento. Afinal, não se trata de escolher qualquer estrado de madeira e sair posicionando nos locais desejados. É preciso ter um pouco de cuidado para que eles sejam duráveis e fiquem ainda mais bonitos.

Para quem gosta de ambientes coloridos e deseja ter uma decoração mais vibrante, ou para quem quer trazer um ponto de cor a um ambiente neutro, pintar os paletes é uma ótima ideia! Apenas não esqueça de lixar a madeira antes e dar o acabamento adequado depois.

Mas se você prefere o aspecto natural dos paletes tudo bem. Nesse caso, você pode apenas envernizá-los ou utilizar o stain. Porém, é importante lembrar que antes de qualquer coisa é preciso escolher bem os paletes. Observe a resistência da madeira e as condições nas quais ela se encontra.

Por fim, em alguns casos, como quando se usa paletes como mesa de centro, você pode optar por colocar um vidro em cima para oferecer mais proteção ao material. Outra possibilidade é colocar rodinhas na base para facilitar a movimentação do móvel.

Gostou das nossas dicas de como usar paletes na decoração? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.

2020-05-14T12:03:56-03:00