Quais as expectativas para o mercado imobiliário em 2020?

Comprar um imóvel é fazer um investimento. Para fazer o investimento certo, com perspectiva de retorno garantido, é preciso se planejar.

Se informar sobre as tendências do mercado imobiliário pode te ajudar a compreender melhor o funcionamento dele. Fazendo isso, ficará mais fácil se programar para realizar a compra do tão sonhado imóvel da melhor maneira possível. 

Pensando nisso, trouxemos aqui as principais expectativas para o mercado imobiliário em 2020. Nosso objetivo é te preparar para agir de acordo com a movimentação do mercado, traçando assim um caminho que se mostre recompensador. 

mercado imobiliário em 2020 - prédios

Foto por Freepik

 

Previsões para o mercado imobiliário em 2020

Segundo os Indicadores Imobiliários Nacionais, o número de vendas contabilizadas no segundo trimestre deste ano aumentou cerca de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. Então, somando esse fato à queda dos juros, as expectativas para o mercado imobiliário em 2020 são positivas. 

Além disso, por causa da queda das taxas de juros, as operações de crédito devem ser facilitadas. Sendo assim, espera-se que tanto consumidores quanto investidores se sintam mais estimulados a comercializar crédito de financiamento.

Ademais, espera-se também mais estabilidade nos preços dos imóveis. Isso significa uma expectativa de valorização de imóveis no mercado imobiliário em 2020.

 

Unidades menores, empreendimentos mais eficientes 

Unidades menores nos empreendimentos é uma tendência que tem se consolidado cada vez mais. Sim, o mercado dos apartamentos pequenos continua aquecido. Para se ter uma ideia, o padrão que era de 100m² atualmente gira em torno de 60m².

Ou seja, são espaço menores, com menos vagas de garagem, mas que seguem fazendo sucesso, principalmente entre as pessoas mais jovens e em locais com alta densidade demográfica. 

Os apartamentos são menores porém são considerados mais eficientes, pois focam em praticidade e na valorização dos espaços compartilhados. Logo, atrai um público crescente que prioriza os serviços ofertados nesse tipo de moradia. 

Esses empreendimentos contam com área de lazer, espaço fitness, lavanderia e outros estruturas voltadas para o oferecimento de serviços. A finalidade disso é proporcionar mais comodidade para os moradores.

Seguindo essa mesma linha, há uma valorização de empreendimentos que aliam seu uso residencial com o uso comercial, oferecendo, por exemplo, espaço para coworking. 

Dessa maneira, o morador consegue trabalhar “em casa” sem precisar ocupar um espaço para isso em seu apartamento. 

Sendo assim, ele acumula os benefícios de não precisar gastar tempo com deslocamento. Além disso, despesas com transporte ou aluguel de um local fora de casa também são poupadas.

 

O que fazer antes de comprar um imóvel?

É essencial lembrar que embora estar bem informado seja muito importante, “apenas isso” não é suficiente para garantir um excelente investimento. Afinal, não adianta saber tudo sobre fatores externos se você não considerar sua própria vida financeira. 

Portanto, um dos primeiros passos para realizar seu investimento da melhor forma é analisar sua situação e considerar a previsão para ela nos próximos anos. 

Lembre-se também de incluir no processo todas as despesas que envolvem a compra de um imóvel. Dessa maneira você conseguirá saber com o que poderá arcar, principalmente se for optar por um financiamento. 

No caso de financiamento, pondere sobre todas as opções. Avalie a proposta da construtora e dos bancos privados, principalmente daquele no qual você possui conta corrente. Isso porque eles costumam oferecer condições especiais para quem já faz parte da carta de clientes.

Por fim, investigue o histórico da construtora e do imóvel. Assim você evitará riscos e eventuais “dores de cabeça” com o processo.

 

Como você viu, as expectativas são animadoras! Por isso, se você está pensando em adquirir um imóvel, há um cenário bastante positivo para aquisição de imóveis. Confira aqui os nossos lançamentos e invista com alto potencial de valorização.


2019-12-23T15:52:24-03:00