Madeira na decoração: 3 dicas de como usar

Madeira na decoração - sala

Por Shutterstock

O uso da madeira na decoração pode trazer aconchego e sofisticação para o ambiente. Sua versatilidade permite diversos tipos de combinações. Portanto, é completamente compreensível que ela seja tão utilizada ao longo dos anos. 

Além disso, a madeira apresenta a vantagem de ser resistente, nunca sai de moda e ainda funciona como uma espécie de isolante térmico, proporcionando mais conforto climático quando utilizada na estrutura do imóvel. 

Por isso, trouxemos aqui três dicas simples e práticas de como usar a madeira na decoração de ambientes. Confira! 

 

1. Defina um estilo

A primeira coisa a se fazer antes de começar a montar a decoração é decidir o estilo de ambiente que você deseja. Por causa da versatilidade da madeira, as possibilidades são inúmeras. Se não houver nenhum tipo de definição prévia, você poderá se perder em meio a elas. 

Sendo assim, pense no estilo que você quer e busque referências que te inspirem a compor um ambiente que corresponda a ele. 

Se você pretende ter uma decoração mais moderna, por exemplo, procure somar os itens, móveis, revestimentos ou estruturas de madeira a elementos com um design mais contemporâneo. 

Por outro lado, se preferir um estilo mais rústico e ao mesmo tempo sofisticado, o couro pode ser uma excelente combinação. 

Além disso, o design também deve receber a devida atenção. Em móveis ou objetos, linhas retas e simples ficam ótimas em ambientes minimalistas. 

 

2. Preste atenção aos tons de madeira

O tom da madeira que será utilizada conta muito para o local. Logo, é preciso pensar sobre isso. Você pode escolher apenas um tom ou fazer variações em um mesmo espaço. No entanto, é bom ter o equilíbrio sempre em mente.

Assim, embora sejam muito elegantes, tons mais escuros precisam ser usados com cuidado ou podem acabar pesando no espaço. Entretanto, se bem utilizados, eles são pura sofisticação. 

No entanto, se o seu desejo for um decoração mais clean, invista nos tons mais claros. Eles aumentarão a sensação de luminosidade no lugar.  

Por fim, se sentir segurança para isso, permita a mistura. Diferentes tons de madeira na decoração podem proporcionar um resultado lindo. Para isso apenas tome alguns cuidados, como escolher alguns móveis neutros para a decoração ou deixar as peças maiores com tons parecidos.

 

3. Cor e madeira na decoração 

A neutralidade proporcionada pela madeira, em alguns casos, é excelente para o uso das cores no ambiente. Afinal, as cores trazem mais leveza, e a composição desses elementos, cor e madeira, faz com que um destaque o outro por meio do contraste. 

Independente do estilo escolhido, há sempre uma maneira de fazer essa combinação funcionar. Você pode usar cores mais neutras ou colocar pontos de cor mais vivos através de objetos. Tudo dependerá do seu gosto.

Entretanto, faça isso com cautela. Utilize as cores com estratégia para deixar a decoração moderna sem errar na mão. Pense nas possibilidades e usufrua dessa combinação!

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Se quiser ler outros textos como esse, continue acompanhado o nosso blog! Assine a newsletter e veja tudo em primeira mão.


2019-11-22T11:39:15+00:00