Se você está pensando em residir na capital alagoana e está em dúvida se Maceió é boa para morar, você veio ao lugar certo. Reunimos aqui uma lista com oito características da cidade que te ajudarão a decidir se ela será ou não um bom destino para você. Então, se quiser saber mais, é só conferir abaixo!

Maceió é bom para morar - Vista aérea de Maceió, Alagoas

Foto: Reprodução / Wikipedia

1. Belezas naturais

Como você já deve saber, Maceió é uma cidade recheada de belezas naturais. Inclusive, esse é um dos principais motivos para que ela seja um dos locais do Brasil mais buscados para se passar férias. 

Para se ter uma ideia, o litoral maceioense tem 40km de extensão de praias maravilhosas, com cores que só o mar de Alagoas consegue proporcionar. Mas como nem só de praia vivem os residentes da cidade, sugerimos uma visita ao Parque do Horto e ao Parque Municipal de Maceió, para conferir mais de suas belezas naturais.

2. Cultura

Embora seja bastante exuberante, não são “só” belezas naturais o que Maceió tem para oferecer. Aqui também há uma rica diversidade cultural. Podemos citar como exemplos o belíssimo trabalho artesanal em renda filé, das rendeiras maceioenses, ou as manifestações folclóricas carregadas de história, como o reisado.

A gastronomia, então, é um espetáculo à parte, com destaque para o sururu, que é considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas.

3. Clima estável

Se você comparar o clima de Maceió com o de outras capitais brasileiras, principalmente das regiões Sudeste e Sul, verá que o clima daqui se mantém estável praticamente o ano inteiro

Com exceção de um curto período de chuvas no meio do ano, na capital alagoana, os dias ensolarados são uma constante. O clima varia entre 20°C e 30°C e, por se tratar de uma cidade litorânea, aproveita-se também a brisa fresca do mar. Ou seja, é um lugar excelente para quem fugir dos climas frios.

4. Povo acolhedor

Além de ser rica em belezas naturais, cultura e gastronomia, Maceió também possui um povo bastante acolhedor. Quem visita a cidade sente a diferença da simpatia e acolhimento de quem mora por aqui. Um bom ponto a considerar quando se está tentando decidir se Maceió é boa para morar. 

5. Comodidade

Para transitar entre as partes baixa e alta de Maceió, não é necessário percorrer muitos quilômetros. O que quer dizer: muito mais comodidade do que outras capitais podem proporcionar.

Se for pela parte baixa, considerada a área turística, os horários de pico podem apresentar congestionamentos, mas nada comparado às grandes metrópoles brasileiras. Além disso, a cidade tem recebido diversos investimentos em sua infraestrutura, o que tem proporcionado mais facilidade de deslocamento entre os bairros.

Por exemplo, pode-se dizer que a criação de diversas vias alternativas de acesso, como o viaduto de Jacarecica, a duplicação da AL 101 Norte e a construção do Eixo Quartel ajudou a desafogar parte do trânsito nessas regiões.

6. Tranquilidade

Apesar de ser uma capital, Maceió é capaz de oferecer bastante tranquilidade para seus moradores. Ou seja, trata-se de uma cidade que possui um ritmo menos acelerado. Um ritmo que, combinado com o clima litorâneo e a comodidade oferecida pelo lugar, faz da cidade um convite ao sossego.

7. Custo de vida

Quando se compara o custo de vida em Maceió com o de outras capitais brasileiras, ela se sobressai com seu bom custo-benefício. Mesmo tratando-se de uma cidade turística. Você pode conferir informações sobre o custo de vida maceioense clicando aqui

8. Segurança

A cada ano Maceió está se tornando mais e mais segura, o que pode ser observado nas quedas dos índices de violência na cidade. Um dos investimentos feitos nesse sentido foi o programa Ronda no Bairro, que consiste em uma iniciativa de policiamento de proximidade. Ele auxilia na manutenção da segurança tanto na área turística quanto em outras regiões da capital alagoana, aumentando a qualidade de vida da população. 

Viu só? Maceió é um excelente lugar para quem quer aproveitar mais a vida, de forma tranquila e sossegada, sem perder as vantagens e facilidades de morar em uma capital. Se você gostou deste texto, continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais. Estaremos sempre buscando trazer bons conteúdos para você!