3 ideias de ambientes multifuncionais para o seu apartamento

Cada vez mais populares, os ambientes multifuncionais já estão presentes em grande parte dos lares brasileiros. Afinal, além de práticos, eles ajudam a otimizar espaços e integrar ambientes. Por esses motivos, a tendência é que eles sigam fazendo sucesso.

Então, se você ainda não aderiu, trouxemos aqui três ideias de ambientes multifuncionais que podem tornar mais proveitosa a configuração do seu lar. Portanto, fique com a gente! Descubra as vantagens de ter mais de um ambiente, com funcionalidades distintas, em um mesmo cômodo.

Ambientes multifuncionais - sala de estar e jantar

Foto por Grovemade/Unsplash

 

1. Quarto de visitas e home office

Só tem um quarto livre mas deseja ter tanto um escritório em casa quanto um quarto para as visitas? Isso é totalmente possível! Basta escolher os móveis e a decoração certa que você conseguirá seu objetivo. 

Por exemplo, no lugar de uma mesa grande você pode optar por uma escrivaninha que se adaptará melhor ao espaço. Da mesma forma, um sofá-cama pode substituir a cama de solteiro ou de casal. Outra excelente alternativa é comprar um roupeiro pequeno, com um design que se integre bem ao ambiente.

Aproveitar os espaços verticais é outra solução. Pensando nisso, nichos ou prateleiras acima da escrivaninha ajudam a acomodar materiais utilizados no home office. O único cuidado que deve-se ter nesse caso é de manter a organização do local. Por fim, prefira cores mais neutras para pintar o cômodo. 

 

2. Sala de estar e jantar

Essa talvez seja a combinação para ambientes multifuncionais mais fácil de ser encontrada, seja em apartamentos pequenos ou grandes. Acontece que muito imóveis não têm essa separação tão bem definida. Sendo assim, é bastante comum encontrar moradias que acomodam esse dois ambientes no mesmo espaço. 

No entanto, antes de iniciar a decoração, é importante que você pense em como essa integração será feita. Você quer demarcar bem os espaços ou prefere uma decoração que incorpore um ambiente ao outro?

Se você prefere a primeira opção, vale investir em uma identidade para cada área. Dá para colocar pisos diferentes, tapetes e até um aparador, ou estante, fazendo a demarcação. Caso contrário, apenas organizar a disposição dos móveis deve ser suficiente para alcançar o objetivo. 

 

3. Varanda e área gourmet 

Tem uma varanda de tamanho mediano ou grande? Então que tal aproveitar o espaço para fazer uma área gourmet? Uma mesa legal com cadeiras ou bancos, uma churrasqueira elétrica, uma bancada com pia e um pequeno balcão planejado te dará liberdade para preparar petiscos e drinks deliciosos curtindo a vista. Basta organizar devidamente o espaço e você ganhará um lugar super agradável para receber visitas. 

Apenas vale ressaltar que embora a varanda de um apartamento seja um espaço coberto, a luminosidade natural costuma ser intensa. Por isso, busque comprar um mobiliário resistente, de preferência específico para áreas externas. Assim, mesmo se a sua varanda não for fechada, você também não precisará se preocupar com a possibilidade da mobília estragar com chuva.

Então, gostou das nossas dicas? Pois saiba que você pode acessar mais textos como esse clicando aqui. Já para receber conteúdo em primeira mão é só assinar a newsletter através do formulário abaixo. Por fim, sinta-se à vontade para conhecer nossos empreendimentos


2020-02-17T14:03:58+00:00