Como montar um home cinema no apartamento? Confira nossas dicas!

Home cinema no apartamento - sala de cinema

Home cinema no apartamento é ideal para quem ama filmes e séries. Foto: Pexels / Reprodução

Quem realmente gosta de cinema sabe o quanto o ambiente interfere diretamente na experiência de assistir um filme. Entretanto, até nos cinemas você pode encontrar pessoas que não param de falar ou que ficam usando o celular durante a sessão. Não há nada mais incômodo, não é mesmo?

É por isso que montar um home cinema pode ser uma excelente alternativa para quem ama a sétima arte e não abre mão de assistir seus filmes ou séries em paz. Por isso, trazemos neste post algumas dicas essenciais para montar uma sala de cinema em casa – o desejado home cinema. Confira!

 

Escolha bem os equipamentos

Para que a experiência seja completa, é preciso levar em consideração uma série de fatores. Uma delas é, sem dúvidas, a escolha dos equipamentos. Por isso, para montar um home cinema em sua sala, você precisará de:

 

  • TV de tela grande (55” ou mais);
  • Receiver;
  • Subwoofer;
  • Caixas de som.

 

No caso da TV, o tamanho ideal depende do espaço que o ambiente possui. Entretanto, para o resto dos equipamentos, o que decidirá é a potência que se espera obter. 

Só que, nesse aspecto, não se engane: o mais caro ou mais potente não significa, necessariamente, que ele é o melhor a se investir. É preciso que a acústica da sala seja estudada para que a escolha do equipamento não seja mais do que o necessário para criar o ambiente. 

 

Prepare o ambiente para receber o home cinema

Para conseguir a imersão que tanto você procura em um home cinema, é preciso investir em soluções de decoração que deem espaço para os equipamentos serem dispostos da forma correta sem deixar fios expostos.

 

Nichos para caixas de som

Por isso, na hora de pensar no ambiente, você pode optar por nichos para as caixas de som, um painel para esconder a fiação por trás da TV e um rack que abrigue tanto o receiver quanto o subwoofer de forma discreta. 

 

Painel com fundo falso para a TV

Lembre-se de fazer um painel com fundo falso para que as manutenções ou até ajustes simples não se tornem um problema.

 

Pense na iluminação

Outra coisa importantíssima na hora de planejar um home cinema é a iluminação. Afinal, é através dela que os filmes ganham dramaticidade. 

Portanto, investir em luzes com intensidades e tonalidades adaptáveis, além de cortinas ou persianas que bloqueiam a entrada de luz, é fundamental. 

Por fim, tenha cuidado com a parede que irá receber o painel e a TV. Afinal, a iluminação natural de portas ou janelas, quando posicionadas em frente ao televisor podem atrapalhar completamente a experiência.

  

Cuidados para o som não vazar para outros ambientes

Por fim, se você mora em apartamento, deve saber que o som que escapa dos imóveis dos vizinhos incomoda. Portanto, não seja a pessoa que deixa isso acontecer. 

O interessante é que, ao contrário do que geralmente se pensa, existem soluções que não precisam mudar todo o ambiente. Confira quais são elas:

 

  • Para evitar o vazamento de sons graves por meio do piso, você pode colocar tapetes e uma camada de EVA no ambiente;
  • Já para os sons agudos, a dica é utilizar mantas asfálticas ou lã de rocha sobre o equipamento;
  • Nas janelas, o ideal é que elas tenham sistema de vedação e possuam proteção acústica. 


Viu só? É perfeitamente possível fazer um home cinema no seu apartamento. Caso essas dicas tenham sido úteis, continue a acompanhar nossos artigos assinando a newsletter!

2019-09-03T14:54:13+00:00