Dizem que a primeira impressão é a que fica. Não é à toa, então, que o cômodo que costuma ser priorizado na decoração seja a sala de estar. Mas e se além de uma sala bonita você tivesse um hall de entrada? Um local para receber visitas com bastante charme. 

Gostou da ideia, mas não sabe se no seu apartamento haverá espaço para isso? Não se preocupe. Você pode reservar um cantinho para fazer um hall de entrada na sua sala de estar. Com algumas ideias simples você verá que fazer isso é super possível. Confira!

Hall de entrada com macramê
Foto por Envato

Como decorar o hall de entrada? 

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao pensar na decoração de um hall de entrada na sala de estar é que ela deve conversar com a decoração de todo o cômodo. Afinal, estamos falando de dois ambientes em um mesmo espaço e, principalmente nesses casos, é importante que as decorações harmonizem. 

Outro ponto, um tanto óbvio, que deve ser lembrado é que a decoração não pode dificultar a circulação, atrapalhando a entrada e saída das pessoas. Portanto, busque não comprometer a área com móveis ou outros elementos que possam obstruir parte da passagem. 

Logo, o foco deve estar nas paredes. Isso não quer dizer que você deverá enchê-las com diversos objetos de decoração, mas sim que deve aproveitá-las. Sendo assim, colocar um espelho legal, uma iluminação diferenciada ou um cabideiro são ótimas opções para o local.  

Foto por Shutterstock

Considere a funcionalidade

Esta não é uma necessidade. Mas, e se além de bonito o seu hall de entrada puder ser útil para as visitas? Melhor ainda, não? Como fazer isso? Já imaginou colocar um cabideiro na entrada? Essa é uma maneira de trazer uma utilidade a mais para esse espaço, além da de recepcionar. Assim, quem for chegando poderá pendurar bolsa, chapéu ou o que mais achar necessário. 

Além disso, esses objetos também poderão ser úteis para os moradores, que passarão a ter um local para colocar, por exemplo, as bolsas ou mochilas que utilizam no dia a dia. Outro item que pode ser bem aproveitado no hall de entrada é o banco sapateira. Um móvel para quem chegar poder retirar e armazenar os sapatos, sem precisar entrar com eles na casa. 

Outra vantagem desses objetos é que eles ajudam a caracterizar o hall de entrada, deixando claro que aquele espaço foi criado para recepcionar. 

Quais elementos caracterizam um hall de entrada? 

Além dos itens que citamos acima, existem outros elementos que ajudam a caracterizar um hall de entrada, como tapetes, aparadores e porta chaves. Sendo assim, busque levá-los em consideração no momento que você for montar seu hall. Um bonito tapete na entrada, um aparador com um arranjo de flores em cima ou um porta chaves diferente é capaz de trazer mais vida para esse cantinho. 

Por fim, não esqueça: a ideia é que esse espaço seja um local para receber, mostrar de cara qual é o estilo da casa e como ela pode ser convidativa. Por isso, coloque sua personalidade no ambiente. Escolha objetos decorativos que falem um pouco sobre você e sobre o seu lar. Esse, sem dúvida, é o melhor caminho. 

Gostou das nossas dicas de como fazer um hall de entrada na sala de estar? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão.