FGTS para compra de imóvel: aprenda a solicitar!

FGTS para compra de imóvel: aprenda a solicitar!

Saiba o que é preciso e quais passos tomar para conseguir usar o FGTS para compra de imóvel

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores que prestam serviço pelo regime CLT.Portanto, todos que trabalham com carteira assinada. Dessa forma, ele caracteriza-se como uma espécie de poupança, onde 8% do valor bruto do salário do funcionário são depositados mensalmente em uma conta gerida pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Apesar de esse dinheiro servir como uma espécie de seguro desemprego para trabalhadores demitidos sem justa causa, muita gente o utiliza o FGTS para compra de imóvel. Portanto, se você está em dúvida sobre como resgatar esse valor para usá-lo no financiamento de um imóvel novo, neste post explicaremos como esse processo funciona. Acompanhe!

 

RESGATE DO FGTS PARA COMPRA DE IMÓVEL

Carteira de trabalho com dinheiro ao fundo - FGTS para compra de imóvel

Foto: Reprodução

Para ter direito ao uso do FGTS para compra de imóvel, é preciso se atentar a alguns requisitos para poder utilizá-lo. Portanto, antes de iniciar um financiamento, verifique se você se enquadra nos seguintes itens:

  • Ter trabalhado ao menos três anos não consecutivos com a carteira assinada, sob o regime CLT;
  • Trabalhar ou morar na cidade onde o imóvel a ser financiado se localiza;
  • Ter contrato de trabalho vigente ou saldo positivo na conta no dia da concessão do financiamento. Para a segunda opção, é preciso que ela possua 10% do valor total do imóvel;
  • Não possuir financiamento vigente no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Não possuir não ser proprietário de nenhuma habitação na planta, em obras ou pronta, localizada na região metropolitana de atual residência.

 

REQUISITOS PARA RESGATAR O FGTS

Mão segurando saco de dinheiro e mão segurando casa - FGTS para compra de imóvel

Foto: Reprodução

Primeiramente, o imóvel que se deseja adquirir deve conter alguns requisitos. Dessa forma, caso você se enquadre, pode ter parte de seu valor abatido com o FGTS. Confira quais são:

  • Imóveis que serão comprados por meio de financiamento com auxílio do FGTS não podem passar de R$ 1,5 milhão. Isso vale para qualquer localidade do Brasil.
  • Se a residência a ser adquirida for seminova e também utilizou o FGTS nos últimos três anos, não é possível utilizá-lo para a compra de imóvel novamente;
  • O imóvel comprado por meio desse modelo de financiamento deve ser utilizado pelo comprador, sendo vedada sua utilização como residência de parentes ou terceiros;
  • A propriedade precisa estar localizada dentro da região metropolitana ou no próprio município em que o trabalhador/comprador reside há pelo menos um ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Documentos para solicitar FGTS para compra de imóvel

Foto: Reprodução

Caso você tenha atendido aos requisitos, já pode separar a documentação para solicitar uso do FGTS em seu financiamento. Para isso, será necessário que você apresente em sua agência da Caixa de origem os seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de nascimento e casamento (caso tenha as duas);
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges/companheiros.
  • Certidão da matrícula do imóvel contendo a averbação da obra, quando o financiamento foi destinado à Construção de Imóvel Residencial;

Outros documentos podem ser exigidos, a depender da situação cadastral de cada trabalhador. A Caixa Econômica Federal disponibiliza, em seu site, uma relação de todos os documentos exigidos em situações específicas. Você pode acessá-la clicando aqui. Já em relação aos documentos específicos da propriedade, será necessário apresentar cópia do IPTU e a certidão de matrícula do imóvel que será comprado. Dessa forma, você comprova a regularidade do local junto ao cartório especializado em registro de imóveis.

 

USANDO O FGTS

Acordo aperto de mão - FGTS para compra de imóvel

Foto: Reprodução

Finalmente, solicite à instituição bancária o uso do FGTS para a compra ou amortização do valor do imóvel. Geralmente, o valor é liberado em aproximadamente cinco dias. Contudo, o banco só libera o dinheiro diretamente para o vendedor do imóvel. Isso evita que haja fraudes durante a transação. Ainda no site da Caixa, é possível simular um financiamento para compra de imóvel e saber se sua renda é compatível com a propriedade em questão. Igualmente, dá pra saber em quantas parcelas ela pode ser dividida, as condições de pagamento e se você está apto para dar andamento ao processo. Clique aqui e faça a simulação.

 

Se você está pensando em comprar um imóvel em Maceió, aproveite para conhecer alguns dos empreendimentos da V2 Construções. Escolha o ideal para suas necessidades e de sua família. Aliás, continue acompanhando nosso blog para ficar sabendo de mais conteúdos como este!


2018-10-18T09:38:55+00:00