Facilities em condomínio: o que é e como funciona

Facilities em condomínio - recepção

Freepik

Você sabe o que é facilities? Sabe como funciona o facilities em condomínio? Junto com o surgimento de condomínios extremamente equipados, com diversos atrativos como áreas de lazer completas, iniciou também a evolução da administração condominial. É sobre isso que falaremos aqui. 

O termo facilities é uma simplificação de Facility Management, ou Facilities Management. Ele foi criado para designar o gerenciamento profissionalizado de instalações, que visa oferecer suporte para organizações através de uma prestação de serviços especializada e eficiente. 

Ainda não deu pra entender? Não tem problema. Abaixo explicaremos o que é facilities, onde ele é utilizado e como funciona o facilities em condomínio.

 

O que é facilities?

Facilities é a contratação de um serviço terceirizado, necessário para a manutenção do funcionamento de uma organização. Uma prática bem comum em condomínios e empresas em geral. 

Sendo assim, em vez de formar um equipe interna, o interessado contrata uma empresa para prestar serviços ao seu estabelecimento. Por sua vez, a empresa contratada escolhe os funcionários que melhor se encaixam no perfil solicitado pelo contratante e eles realizam as tarefas necessárias.

Dessa maneira, muitos optam por esse tipo de contratação por acreditar que assim haja uma facilitação (daí o nome) no gerenciamento do trabalho realizado. Além de mais vantagens para o contratante.

Existe a possibilidade de terceirizar serviços para diversas áreas, mas os mais solicitados costumam ser para as áreas de apoio e RH. No apoio estão serviços de manutenção, como limpeza, recepção e segurança.

 

O que é um gerente de facilities?

Um gerente de facilities é alguém que vai coordenar os serviços contratados, sendo o próprio trabalho realizado por esse administrador um desses serviços. 

Além disso, o profissional contratado para essa função torna-se responsável por supervisionar e organizar as atividades a serem realizadas. Dessa forma ele garante que o trabalho realizado pelos diversos profissionais contratados seja feito da melhor maneira. 

 

Facilities em condomínio

Para manter um condomínio funcionando é preciso a realização de alguns serviços. Quanto mais equipamentos o condomínio tiver mais serviços serão necessários. 

Logo, um condomínio que conta com diferenciais como piscina, área de lazer e academia, precisará de mais serviços do que empreendimentos que não possuem esses espaços.

Então, é aí que o facilities entra: trazendo os profissionais que realizarão os trabalhos necessários para a manutenção do condomínio. Assim como o gestor que coordenará os profissionais contratados. 

 

Quais as vantagens do facilities em condomínio? 

Em suma, a principal vantagem do facilities é possibilitar que a empresa contratante se concentre em suas principais atividades. Ou seja, delegue a realização de tarefas que são fundamentais para a sua manutenção mas que não caracterizam sua função primordial. 

Assim, no caso de um condomínio, o uso desse tipo de serviço faz com que os condôminos não precisem se preocupar com a realização do trabalho necessário para a manutenção do empreendimento, já que esse tipo de tarefa é delegada aos funcionários e ao gestor. 

Portanto os condôminos não precisarão cuidar de serviços de jardinagem, segurança, limpeza, ou outros setores, nem fiscalizá-los de maneira direta. Isso ficará ao encargo dos profissionais contratados para realizar esses trabalhos e do administrador. 

Outra vantagem para o contratante é a redução de custos, gerada pela economia na otimização dos serviços e nos encargos trabalhistas. Um dinheiro que pode ser aplicado para melhorias no empreendimento. 

 

Interessado? Quer conhecer um empreendimento com uma estrutura que oferece suporte para facilities? Então clica aqui


2019-11-22T12:03:22+00:00