3 erros que todo comprador do primeiro imóvel comete – e como evitá-los

3 erros que todo comprador do primeiro imóvel comete – e como evitá-los

A compra do primeiro imóvel é a realização de sonho.

Afinal, essa aquisição representa uma nova fase em sua vida. Por isso, é comum que quem faz a compra do primeiro imóvel se empolgue com as diversas ofertas de apartamentos novos. Piscinas, áreas de lazer, espaços maiores e mais segurança podem acabar lhe chamando a atenção além do essencial, e consequentemente, te faz esquecer-se de alguns pontos fundamentais para uma compra consciente e assertiva.

Por isso, listamos alguns pontos que você deve considerar antes de realizar a compra do primeiro imóvel. Atente-se a eles e, certamente, sua aquisição será mais tranquila e sem dores de cabeça. Boa leitura!

 

SER IMPACIENTE

Impaciência compra do primeiro imóvel

Foto: Reprodução

 

O primeiro ponto que você deve trabalhar em si mesmo é a ansiedade antes da compra. Afinal, um imóvel é um investimento de longo prazo, podendo tal dívida chegar a décadas. Portanto, faça uma fria análise de tudo aquilo que envolve a compra de um imóvel. Para isso, primeiramente comece a acompanhar as notícias do mercado imobiliário. Isso será importante, pois através das informações adquiridas em portais de notícias e blogs do segmento você pode saber se o momento de compra do primeiro imóvel é o ideal.

Outra coisa fundamental a se fazer antes de adquirir o primeiro imóvel é fazer diversas visitas ao apartamento que se deseja comprar. Esse ponto é fundamental, porque as imagens de divulgação podem não condizer com o que o apartamento realmente oferece. Portanto, se puder não faça uma, mas várias visitas, e de preferência em  horas do dia alternadas.

Dessa forma, você conseguirá saber o clima do apartamento conforme o passar do dia, se a vizinhança é agradável, entre outras constatações que só podem ser feitas indo lá. Com isso, ao longo do tempo, você adquirirá uma noção mais aprofundada das suas necessidades e se aquele apartamento realmente condiz com o que você precisa. Por isso, mantenha a calma e faça tudo no seu tempo.

 

ESQUECER TAXAS E IMPOSTOS

Taxas e impostos para compra do primeiro imóvel

Foto: Reprodução

 

Outra coisa que se deve levar em consideração na hora de comprar um imóvel novo é a quantidade de taxas e impostos que devem ser pagos. Afinal, além do valor que será pago à vista e as parcelas do financiamento, há uma série de taxas e impostos que fazem parte do processo de aquisição.

Para imóveis já construídos, há o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o já conhecido IPTU. No caso do segundo, o valor varia muito a depender da localidade onde seu imóvel se localiza. Por isso, fique atento!


Mas nem só os imóveis prontos contam com impostos. Quem vai comprar um apartamento na planta também precisa se preocupar com as taxas extras: escritura, registro de imóvel, variação do Índice Nacional de Custos na Construção (INCC) e o já citado ITBI também são contabilizados durante o processo de compra.  Quem não conta com esses valores extras pode ser pego de surpresa e ter dor de cabeça. Por isso, não esqueça deles!

 

AGIR COM EMOÇÃO

Razão e emoção na compra do primeiro imóvel

Foto: Reprodução

Por fim, planejar passos importantes na vida baseado na emoção. Porém, na hora de comprar um imóvel, temos que considerar que apenas a emoção não irá suprir nossas reais necessidades. Portanto, tome muito cuidado para não comprar um apartamento que vai além do que você realmente precisa. Afinal, caso você opte por um lugar maior, deve-se lembrar de que todos os custos de aquisição aumentam, inclusive manutenção e impostos.

Agora que você já sabe quais erros pode evitar na compra do primeiro imóvel, que tal saber um pouco mais sobre como fazer um financiamento imobiliário e como utilizar o FGTS para realizar esse sonho? Aproveite também para seguir as redes sociais da V2 Construções e continuar lendo os posts aqui do blog!

2018-10-11T11:20:17+00:00