Três erros de decoração que fazem seu apartamento parecer menor

Os apartamentos compactos estão cada vez mais populares no mercado imobiliário. Entre as vantagens que eles oferecem, o preço atrativo e uma área menor para decorar são as principais. No entanto, é preciso tomar cuidados para não cometer erros de decoração que façam seu apartamento parecer menor do que ele realmente é.

Então, se você quiser saber a melhor maneira de decorar seu apartamento, fique com a gente! Abaixo te contaremos algumas estratégias de aproveitamento de espaço para deixar o seu lar com um visual mais amplo.

Erros de decoração - sala de estar pequena
Foto por Envato

1. Não cometa erros de decoração na escolha do mobiliário

Um dos erros que você não deve cometer é na escolha do mobiliário, e não é à toa que nós colocamos esse como o primeiro item da nossa lista. Afinal, a mobília muitas vezes serve como base da decoração e errar nela pode atrapalhar bastante na composição estética do seu lar. 

Sendo assim, antes de comprar qualquer móvel, tenha anotadas todas as medidas necessárias do seu apartamento. Se os móveis selecionados tiverem tamanhos inadequados para o espaço, eles poderão acabar atravancando a circulação do local e deixando sua casa desfavorecida visualmente.

Dessa forma, o ideal é equilibrar todas as peças dentro do cômodo, de maneira que os itens escolhidos transmitam a sensação de harmonia e proporcionalidade. Em alguns casos, apostar nos móveis sob medida pode ser uma boa alternativa, mas o ideal é contratar um profissional para fazer o projeto. 

2. Não cometa erros de decoração com a iluminação

Outro aspecto que deve ser observado é a iluminação. Antes de decidir onde cada coisa ficará é preciso analisar as entradas de luz no apartamento. Pois, você deve se atentar para não perder a luminosidade que já tem, visto que ela ajuda a ampliar o espaço.

Então, para não atrapalhar a entrada de luz natural nos cômodos, evite colocar móveis grandes onde há incidência de luminosidade. Afinal, quando há precariedade de luz em um ambiente, a tendência é que ele pareça menor do que é. 

Por outro lado, não dá para exagerar. Então, na hora de tomar decisões sobre a iluminação artificial, pense na função que cada ambiente terá para saber como iluminar o espaço na medida certa. Avalie também o reflexo das luzes e faça uso da iluminação indireta para deixar os ambientes mais aconchegantes.

3. Cuidado com a poluição visual

É essencial aproveitar bem os espaços em apartamentos compactos. Porém, é necessário ter cautela para não exagerar lotando os ambientes. Por exemplo, enchendo as paredes de prateleiras. 

Nesse sentido, também é importante pensar sobre o uso das cores. Dá sim para ter uma ambiente colorido caso você queira, mas cuidado. No geral, o melhor a fazer é deixar as nuances mais vibrantes nos detalhes.

Além disso, deve-se ponderar sobre o uso das cores escuras, pois elas tendem a fazer com que os espaços pareçam menores. Por fim, tome cuidado também com o uso excessivo de espelhos. Eles realmente ajudam a transmitir sensação de amplitude, mas não devem ser usados em demasia.
Já sabe quais erros de decoração você não deve cometer? Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.

2020-04-30T17:20:53-03:00