Coworking ou home office? Entenda as vantagens de cada um deles

Coworking ou home office? Para alguns pode ser difícil escolher, pois tratam-se de duas maneiras de se trabalhar em ambientes mais aconchegantes, de forma livre, à vontade, com grande autonomia.

Porém, qual será o melhor ambiente para desempenhar um bom trabalho e render mais? Neste texto, faremos algumas considerações para te ajudar a escolher coworking ou home office como local de trabalho. Fique atento e saiba mais!

 

O que é Coworking?

Coworking ou home office - Sala de trabalho compartilhada

Foto: Reprodução

Coworking é um ambiente coletivo e colaborativo de trabalho. Normalmente, são imóveis amplos, bastante iluminados, com várias áreas comuns e espaços reservados de trabalho.

Nas áreas comuns, cada profissional leva seu laptop e pode trabalhar em um sofá, banco, cadeira ou até mesmo no chão, caso se sinta confortável assim.

Ele divide seu espaço com outros profissionais que podem ou não fazer parte do mesmo empreendimento que ele. Nas áreas reservadas, ele tem mais privacidade para trabalhar, ou até mesmo fazer reuniões.

Os espaços de coworking normalmente abrigam profissionais liberais, empreendedores individuais ou startups que estão se estabelecendo no mercado.

O local compartilhado coletivamente é útil para que as interações entre os profissionais e empresas gerem mútuos benefícios a ambos.

Um ambiente de coworking também conta com uma equipe de apoio que mantém o espaço limpo, com todas as instalações em pleno funcionamento. Alguns oferecem cafés e lanches.

Um dos pontos fortes do coworking é a infraestrutura, que oferece internet banda larga de alta capacidade, várias tomadas, movelaria, estrutura de cabeamento, iluminação e ventilação adequada.

 

E o que é home office?

Coworking ou home office - sala de trabalho ou estudo em casa

Foto: Reprodução

Na prática, significa trabalhar em casa. Isso pode ser feito de maneira individual e autônoma, ou até mesmo com um contrato CLT, conforme permitido pela nova legislação trabalhista.

O profissional pode trabalhar quantas horas quiser, ou seguir um cronograma determinado por sua empresa, quando é o caso. Pode usar o próprio equipamento, ou aparelhos cedidos por seu empregador.

Cada residência é muito particular. Por isso, o profissional pode se sentir à vontade em sua casa para trabalhar. Contudo, a limpeza, a manutenção, e o ambiente ficam por conta dele. Portanto, a presença de familiares, animais de estimação e outras ausências podem ser um empecilho.

Além disso, nem toda casa ou apartamento conta com um escritório, por isso, muitas pessoas trabalham no sofá da sala ou na mesa da cozinha, espaços que nem sempre são ideais para se concentrar.

 

Qual o custo/benefício de cada ambiente?

Trabalhar em um coworking exige um investimento maior do que separar um espaço em casa para dedicá-lo ao trabalho, quando comparado a médio e longo prazos.

Além disso, para profissionais que possuem pouca concentração ou dificuldade de organização em ambientes muito povoados, o plano do coworking também é desvantagem.

Entretanto, quem gosta de socializar e expandir horizontes, formar networking ou mesmo prefere um ambiente tradicional de trabalho, o coworking é uma excelente opção.

O coworking assegura a qualidade e a robustez das redes de internet, a higiene do ambiente e o conforto do local, livrando o profissional e seus colaboradores de uma série de responsabilidades. Sendo assim, a pessoa se foca no que realmente importa: o trabalho.

Quem faz home office, por outro lado, não tem custos adicionais com o ambiente. Porém, pode gastar um pouco mais para prepar o ambiente. Entretanto, essa alternativa é ideal para quem foge de rotinas e não tem problemas de organizar seus horários sozinho.

Em termos gerais, a escolha vai do seu perfil. Afinal, as soluções apontadas condizem diretamente com personalidades e rotina de trabalho.

Se por um lado há quem prefira trabalhar sozinho e com carga horária flexível, existem aqueles que gostam da segurança de ter uma rotina.

E aí, o que você prefere: coworking ou home office? Se você gostou desse comparativo, leia outros de nossos artigos para entender melhor sobre decoração de espaços do seu imóvel. Além disso, explore dicas venda, financiamentos de imóveis e muito mais!

2019-05-23T14:49:41+00:00