Etapas de uma obra: conheça o processo de construção de empreendimentos

A construção de um empreendimento envolve várias etapas. Até o momento da entrega das unidades, são diversos processos realizados. Processos que exigem bastante planejamento, além de primor na execução. Tudo para que o projeto do edifício seja desenvolvido conforme o planejado e os futuros moradores não enfrentem nenhum tipo de problema.

Mas você sabe quais são as etapas de uma obra, ou seja, os processos envolvidos na construção de um empreendimento? Então, que tal saber mais sobre assunto? Continue com a gente e descubra! 

Etapas de uma obra - fachada de edifício em construção

Foto por Envato

4 etapas de uma obra:

1. Escolha do terreno

A escolha do terreno está no pontapé inicial da construção de um empreendimento, e trata-se de uma etapa bastante importante. Afinal, como muitos já sabem, a localização é uma das características mais consideradas na hora de decidir por uma moradia. Isso porque ela influencia não só no cotidiano dos moradores como também na valorização do imóvel em si. 

Além disso, claro, é necessário que a área escolhida seja apropriada para esse tipo de construção. Para isso, considera-se questões geográficas, topográficas, de infraestrutura na região e burocráticas. Ou seja, tudo deve ser analisado. 

2. Desenvolvimento do projeto

Não dá para construir nada sem planejamento, certo? Por esse e outros motivos que o projeto arquitetônico é tão importante. Esta segunda etapa aqui apresentada é essencial não só para que se saiba como o empreendimento será como também para que a construção do empreendimento seja aprovada pela prefeitura.

Mas não é “apenas” isso. É também a partir do projeto arquitetônico que as outras etapas de uma obra são desenvolvidas. 

Ou seja, é com o projeto aprovado em mãos que a empresa responsável pelo empreendimento dará início ao planejamento da obra, à definição do orçamento, à contratação dos serviços necessários para a infraestrutura do local e à construção propriamente dita. 

3. Orçamento e planejamento

Sem investimento financeiro não é possível iniciar uma construção, mas para saber quanto de investimento será necessário é preciso fazer um orçamento. E é por isso que esta etapa também é tão importante. 

É neste momento que uma equipe capacitada para a elaboração de projetos executivos faz todas as análises acerca dos investimentos necessários para a execução da obra, traçando gastos e lucros.

Então, depois da realização desse trabalho, o planejamento pode ser estabelecido: prevendo todas as etapas que a obra terá e os prazos de cada uma, para que ela seja executada com sucesso. 

4. Construção

Depois de realizados os serviços prévios, como fechamento, limpeza e preparação do terreno, e montagem da estrutura básica para a construção, inicia-se a construção do edifício. E, como é de se imaginar, a fase da construção envolve a maior parte das etapas de uma obra.

Mas entre as principais estão: a fundação, essencial para dar segurança e estabilidade à edificação; a alvenaria, onde se concentra o levantamento da estrutura da edificação; as instalações elétricas, hidrossanitárias e complementares, e os acabamentos.

Depois de finalizada esta fase, entra-se nas etapas finais de realização de testes das instalações e limpeza. 

Então, gostou de saber mais sobre esse assunto? Deseja ler outros textos sobre imóveis e mercado imobiliário? Pois é só continuar nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão! 

Agora, se quiser conhecer os empreendimentos de uma construtora confiável e premiada, que se propõe a realizar com excelência todas as etapas de uma obra, é só clicar aqui

2020-11-03T23:09:10-03:00