Vai comprar um apartamento? Confira 4 coisas para ficar de olho

O sonho de muitos brasileiros é comprar um apartamento. Seja para morar sozinho ou com a família, ter seu próprio canto traz calmaria e a possibilidade de fincar raízes em um lugar. Além disso, há quem invista em um imóvel para morar depois de se aposentar também.

Independente dos motivos específicos de cada um, existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração antes de fazer um investimento como esse.

É por isso que neste artigo iremos dar algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração na hora da aquisição de um apartamento. Acompanhe!

 

Leve em consideração o perfil da sua família

Família fazendo mudança após comprar um apartamento

Foto: Reprodução

Sua família é grande, pequena, com ou sem filhos? Eles são crianças, adolescentes ou adultos? Preferem morar próximo à praia ou a agitação dos centros urbanos? Recebe muitas visitas?

Todas essas questões precisam ser respondidas antes de dar o próximo passo. Afinal, um imóvel é um investimento a longo prazo e, caso erre na escolha, terá que pensar em mudar de imóvel antes do previsto.

Como a quantia para adquirir um apartamento é bem grande, é preciso saber se valerá a pena todo esse gasto.

Pesquisar cidades mais próximas de onde você mora também facilita e diminui os gastos, já que haverá custos com o deslocamento até a cidade que você decidir comprar o apartamento.

Um apartamento espaçoso proporciona mais momentos em família, uma maior interação e diversão, que melhoram a qualidade de vida e o bem-estar de todos como um todo. Isso deve ser considerado na hora da escolha.

 

Planejamento financeiro

Planejamento financeiro para comprar um apartamento

Foto: Reprodução

Comprar um imóvel requer planejamento financeiro, isso não é novidade. Entretanto, antes de se deslumbrar com as vantagens em comprar um apartamento, é necessário pensar muito bem. Por isso, pense:

 

Você tem uma quantia considerável para uma entrada?

Está disposto a fazer um financiamento em quantas parcelas?

Vai ser necessário cortar gastos e diminuir despesas para essa compra.

 

Outro quesito que entra no planejamento financeiro é o bairro que você pretende comprar o futuro imóvel. Diversas localidades acabam saindo muito caras, pois oferecem estruturas melhores e mais opções de lazer.

Por isso, imagine dias tranquilos e sossegados, em contato com a natureza. Isso lhe agrada?

Se o bairro que você escolheu comprar um apartamento tiver isso e a falta da agitação não lhe incomodar, dá para se divertir com os espaços disponíveis no próprio condomínio, por exemplo.

Além disso, faça uma boa pesquisa de bairros, proximidade com o centro da cidade ou à área turística, se for o caso. Esses são quesitos que podem diminuir os custos da compra.

 

Comprar um apartamento é investimento a longo prazo

Calculadora casa dados moedas chave de compra de um apartamento

Foto: Reprodução

Apesar de gerar grandes custos num primeiro momento, um imóvel é um ótimo investimento em longo prazo. Se em determinadas ocasiões a família decide viajar, você pode alugar o apartamento nos feriados e fazer dele uma renda extra.

Além disso, os imóveis próximos a regiões em valorização aumentam exponencialmente de preço com o passar dos anos. Se a cidade cresce, o imóvel valoriza com esse crescimento.

 

Pesquisa é fundamental

Mulher usando computador para pesquisar e comprar um apartamento

Foto: Reprodução

Pesquise muito, converse com corretores e até outros donos de imóveis antes de tomar a decisão de comprar ou não o apartamento.

Ademais, visite várias opções de imóveis com bastante calma e escolha aquele que preenche todos os requisitos que você está procurando nessa compra.

Compare preços, imobiliárias, financiamentos e localidades. Só dessa forma você irá conseguir comprar com assertividade e sem medo de errar!


Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir nossas demais publicações. Clique aqui e boa leitura!

2019-05-15T14:50:18+00:00