Comprar apartamento ou construir uma casa: qual vale mais a pena?

A aquisição de um imóvel próprio é a meta de muitos brasileiros, arriscamos também dizer que é um sonho para muitos. É preciso muito planejamento e com certeza fazer várias escolhas, a principal é decidir entre comprar um apartamento ou construir uma casa. Sabemos que não é uma decisão fácil, necessita de análise e organização dos prós e contras.

Isso tudo porque há vantagens e desvantagens para cada opção escolhida. Se você deseja ser proprietário de um imóvel e ainda não sabe o que fazer, vamos ajudar na lista de vantagens encontradas em ambas as opções. Assim, será muito mais fácil decidir a direção de acordo com as suas expectativas e planejamento, veja!

 

A construção de uma casa

Comprar apartamento ou construir uma casa - homem construindo parede

Foto: Reprodução

A nosso país tem passado por uma grande crise financeira há alguns anos e parece apenas estar no início de sua recuperação, ainda incerta. O mercado imobiliário não é indiferente a isso, tais acontecimentos influenciam na compra e venda de imóveis. Apesar dessa instabilidade, pode ser um bom momento para investir, devido tal mercado não estar completamente aquecido.

A despeito do mercado, mas ainda em relação ao aspecto financeiro, pode depender da forma de pagamento que escolher. Pois ficará mais difícil dar andamento em uma construção se você ainda arca com parcelamento do terreno adquirido. Diferente de um condomínio que possui áreas comuns, você deve arcar também com todas as despesas do imóvel.

Por outro lado, se você adquire um terreno tem a possibilidade de construir um imóvel do zero. Isso quer dizer planejar cada detalhe da tão sonhada casa. Há pessoas que sentem maior liberdade morando em casas, já que os condomínios são regidos por diversas normas de convivência.

 

A compra de um apartamento

Chaves de apartamento - comprar apartamento ou construir casa

Foto: Reprodução

Para adquirir um apartamento é preciso ter em mente que a convivência será em coletivo, pois os vizinhos estarão muito próximos uns dos outros. Além disso, se você opta pelo financiamento, o parcelamento será acompanhado da taxa de condomínio, cobrada mensalmente e que pode variar em casos de cotas específicas (reformas, melhorias, consertos, entre outros).

Dentre os benefícios de viver em um condomínio, está a segurança existente nos conjuntos fechados. Toda a manutenção, segurança, lazer, serviços em geral, das áreas comuns é divida entre todas as unidades. O resultado é ter as manutenções e serviços sempre em dia sem que precise gastar muito para isso.

Ao compararmos a aquisição de um terreno, há a vantagem de comprar um imóvel totalmente pronto. É comum que a maioria dos proprietários façam algumas melhorias quando desejam vender seu apartamento. Por esse motivo, existe uma grande possibilidade de você encontrar algo pronto para residir. Se deseja residência urgente essa é a opção.


Entende a importância de avaliar essa escolha? Se você que construir uma casa ou comprar um apartamento, agora já sabe os benefícios e desvantagens de cada opção. Basta analisar e ver o mais assemelha ao seu estilo de vida e preferências. Sabemos que é uma decisão importante, com grande impacto em seu futuro, tanto financeiramente quanto em relação à sua qualidade de vida.

2019-04-04T15:54:15+00:00