Fita de LED: tudo o que você precisa saber para usar na decoração

A iluminação faz toda a diferença na decoração de uma casa. Ela é capaz de interferir não só no “clima” e nas sensações geradas dentro de um ambiente, como também na funcionalidade dos cômodos. Por isso, tornou-se cada vez mais comum encontrar formas de trabalhar melhor a iluminação dos espaços de uma residência.

A fita de LED, assim como as luminárias e os abajures, é um dos recursos práticos que podem ser utilizados para trabalhar a iluminação nos ambientes, por isso ela faz tanto sucesso. Mas caso você ainda não saiba como usá-la na sua decoração, não se preocupe. Abaixo contaremos o que você precisa saber sobre o uso da fita de LED. Confira!

fita de led na cozinha

Foto por Adobe Stock

Por que usar a fita de LED na decoração 

Como já dissemos, a fita de LED ajuda a valoriza a iluminação dos ambientes com muito pouco, tendo em vista sua praticidade. Não é à toa que ela foi se tornando um curinga na decoração. 

Além de eficiente, ela apresenta alta durabilidade, é econômica e ainda oferece a vantagem de não emitir tanto calor. Como se não bastasse tudo isso, ela também tem um ótimo custo-benefício e é fácil de ser instalada. 

Ademais, não tem muito isso de como combinar, a fita de LED é extremamente versátil. Ou seja, se adapta tranquilamente a vários estilos de decoração.

O que saber antes de comprar

Antes de comprar sua fita de LED é importante ficar atento a algumas especificidades, pois existem vários tipos de fita de LED no mercado. Sendo assim, pesquise e analise os disponíveis para optar pelo que é melhor para a sua casa. 

Por exemplo, é importante saber que você encontra as fitas de led em diferentes voltagens. Tem 220V, 110V, 12V, 24V e bivolt. Além disso, elas variam no comprimento, que pode ir de um a cinco metros, e na quantidade de LEDs. 

Por fim, elas também variam na disponibilidade de cores. Você pode encontrá-las nas cores branco, em duas tonalidades (frio e quente), e RGB, que, em alguns casos, permite o uso de tonalidades diversas.

Onde usar a fita de LED

A versatilidade da fita de LED possibilita o uso dela em vários cômodos. Dessa forma, você pode utilizá-la na sala, aproveitando para destacar detalhes no ambiente como sancas e rodapés, nos quartos, iluminando prateleiras e colocando atrás da cabeceira da cama, e até mesmo nos banheiros, emoldurando espelhos. 

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. O ideal é que você informe, na loja em que irá fazer sua compra, onde pretende usá-la. Isso porque, como ela possibilita várias formas de uso, é necessário se atentar para comprar o tipo mais adequado. Caso você pretenda colocá-la numa área externa, por exemplo, existe o tipo mais apropriado para isso (geralmente são os que recebem uma camada protetora em silicone).

Além disso, as fitas de LED necessitam de alguns cuidados especiais e materiais extras para a sua instalação. Por exemplo, elas precisam de um driver de alimentação (um para cada fita, e que seja compatível com sua configuração). 

É importante considerar isso na hora de escolher o local em que ela ficará, para ver onde colocar o driver de modo que ele não apareça. Ademais, tomando todos os cuidados necessários e a instalação da maneira correta é só aproveitar! 

Gostou de saber sobre o uso da fita de LED na decoração? Então, continue acompanhando o nosso blog e leia mais textos como esse. Você também pode receber nossas novidades em primeira mão, para isso basta preencher o formulário abaixo.


2020-07-07T10:38:32-03:00