Como se organizar para comprar um imóvel?

Comprar um imóvel é o desejo de muita gente. No entanto, essa é uma compra que não pode ser feita de qualquer jeito. Por se tratar de um grande investimento, para comprar um imóvel é preciso se organizar.

Mas se você está se sentindo meio perdido, sem saber como fazer esse planejamento, não se preocupe! Aqui você encontrará 3 dicas simples que certamente te ajudarão muito nessa tarefa. Confira!

Como se organizar para comprar um imóvel - planner

Foto por Glenn Carstens-Peters/Unsplash

1. Descubra em que tipo de imóvel investir 

Como se planejar sem saber exatamente para o que você está se planejando? Difícil, certo? Portanto, antes de começar a se organizar, pense sobre o tipo de imóvel que você pretende comprar. 

Para isso, é interessante que você se faça alguns questionamentos. Você pretende comprar esse imóvel para morar, revender ou alugar para alguém? O que ele precisa ter? Você quer comprar um terreno, um apartamento ou uma casa? 

Dessa forma, respondendo a essas e a outras perguntas, ficará mais fácil descobrir que tipo de imóvel se encaixa melhor no seu perfil e como você precisará se planejar para comprá-lo. 

 

2. Organize suas finanças para comprar o imóvel

Para comprar um imóvel você precisará, claro, de dinheiro. Mas não basta juntar uma quantia que você acha que será suficiente para esse fim e iniciar sua busca pelo imóvel ideal. 

Primeiramente, é necessário pensar em tudo: das taxas envolvidas no processo de compra e manutenção às formas de pagamento. Só assim você conseguirá fazer um planejamento financeiro com segurança. 

Logo, coloque no papel todos os custos com os quais você terá que arcar, como os gastos com documentação, por exemplo. Sim, mesmo ainda não tendo esses valores em mãos. Anote para lembrar de colocar tudo na conta posteriormente. 

Além disso, se você pretende morar no imóvel, também será necessário contabilizar a despesa mensal que você terá com ele. Condomínio, contas de água e luz, IPTU e outros gastos fixos.

Mas não é só isso! Vai financiar? Então busque fazer um planejamento que te permita quitar sua compra mesmo que depois você passe por mudanças financeiras. Ademais, cuidado para não esquecer dos gastos que você terá com a mudança. 

Fazendo uma estimativa do quanto você poderá gastar com cada despesa você poderá refinar sua busca, filtrando os imóveis também pelos valores que cabem no seu bolso. 

 

3. Contrate um profissional especializado para te auxiliar 

Não tem experiência na área? Quer ter mais segurança na hora da compra? Contrate um bom profissional especializado no setor ou realize a compra através de uma corretora de confiança. 

Dessa forma, você poupará tempo na busca pelo melhor imóvel, já que o profissional selecionará previamente aqueles que correspondem ao seu perfil. Além disso, poderá tirar todas as suas dúvidas e fazer as negociações diretamente com o corretor, preservando seu espaço pessoal e realizando uma compra mais segura. 

No entanto, antes de qualquer contratação, não esqueça de tomar alguns cuidados. Verifique se o corretor que você está considerando contratar está inscrito no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua região, e se a documentação dele está em dia. 

Você também pode conversar com antigos clientes do corretor, ou imobiliária, para saber o que eles acharam do atendimento oferecido. Ou procurar informações em páginas de busca online.

Por fim, não esqueça de incluir os gastos com os serviços contratados no cálculo do planejamento financeiro, sobre o qual falamos na dica anterior. Agora sim! Seguindo essas dicas você estará mais preparado para comprar seu imóvel. 

Gostou desse texto? Então continue acompanhando o nosso blog! Você também pode conhecer nossos empreendimentos ou assinar a newsletter abaixo para receber todo o conteúdo em primeira mão.


2019-12-23T17:14:36-03:00