Como planejar um closet no quarto? Confira dicas práticas!

Quem nunca sonhou em ter um closet no quarto? Bem, essa possibilidade é mais real do que você imagina. Isto porque, quando se pensa em closet, muitas pessoas acham que estamos falando daqueles típicos espaços luxuosos dos famosos, com as roupas e sapatos mais caros possíveis. Não é bem assim.

A funcionalidade de um closet basicamente se resume em praticidade e organização (e uma dose de requinte, por que não?). O que você talvez não saiba é que não é preciso ter intermináveis metros quadrados no seu quarto para elaborar o seu closet. Por isso, nós vamos te dar algumas dicas para tirar esse sonho do papel e adaptá-lo às suas condições e necessidades.


Closet para o meu espaço

Um dos maiores empecilhos para quem quer ter um closet é o tamanho do quarto. Mas acredite, há várias possibilidades. Afinal, todo quarto possui uma área mais estreita, num cantinho “abandonado”, e é justamente nela que o closet pode ficar. A divisória pode ser feita com aramado ou araras, por exemplo.

Você também pode aproveitar a área que fica atrás da sua cama. Também é um espaço compacto, mas dentro das possibilidades, torna o closet ainda mais prático.


Dicas de organização de quarto com closet

Como planejar um closet - organização

Foto: Reprodução

Para quem quer começar a investir em um closet a primeira dica é ter uma ideia de quantas peças e itens serão guardadas neste espaço. Na maioria das vezes, o número de roupas é maior do que o próprio espaço disponível.

Desapegar

Portanto, a primeira dica não poderia ser outra: desapegue! Não tenha medo de passar para frente aquilo que você já nem tira do cômodo. Desfazer de algumas coisas certamente ajudará a dar uma renovada nas energias.

Entenda suas necessidades

A segunda dica é que o projeto do closet deve estar aliado às suas necessidades específicas. Primeiro, é preciso entender a concepção de um closet. Normalmente, a divisão é feita em três partes: inferior, superior e maleiro. O guarda-roupa precisa ter 60 centímetros de profundidade.

Fora isso, praticamente tudo é personalizável. Além disso, quando a loja ou marcenaria fizer a construção do seu closet, são as suas necessidades que vão ditar a concepção dele. Um exemplo prático é a sapateira: se você tiver 50 pares de sapatos, por exemplo, isso precisa ser descrito para que seja destinado um tamanho maior a este espaço.

 

Roupas

Com relação às roupas, dificilmente você terá a quantidade exata delas. Entretanto, é preciso especificar as suas preferências de organização. Afinal, há pessoas, por exemplo, que preferem guardar suas roupas em cabides e praticamente não deixam nada dobrado. Dessa forma, isto vai significar, claro, que o espaço dos cabideiros precisa ser maior em relação às prateleiras.

Praticamente tudo entra na conta na hora da montagem do closet. Até as suas maquiagens e joias. Atualmente, há móveis projetados especificamente para esses itens.

 

Organização por categorias

Como planejar um closet - categorias

Foto: Reprodução

Para que o seu closet não vire uma grande bagunça, a dica é fazer uma subdivisão das peças por categorias. A divisão fica a seu critério: roupa de casa, roupa para trabalhar, roupas para inverno, verão… tudo é válido. O que vai contar nesse quesito, inegavelmente, é sua criatividade.



Viu como pode ser fácil planejar seu closet? Aproveite para conferir também nossos posts sobre como fazer uma horta vertical e decoração em apartamentos de três quartos. Além disso, se inscreva em nossa newsletter para não perder nenhum post novo!

2019-03-07T18:10:09+00:00