Home office: como se organizar para produzir mais e melhor

Trabalhar em home office tem se tornado cada vez mais comum, e atualmente já tem muitas pessoas que realizam o trabalho remoto. No entanto, essa pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, em casa há mais possibilidades de distração. Por isso, se alguns cuidados não forem tomados, será difícil manter uma boa produtividade. 

Dessa forma, pensando em te ajudar, reunimos aqui algumas dicas para que o seu home office seja produtivo. Você verá que com um pouco de foco e organização tudo fica mais fácil. Então, vamos conferir essas dicas? Veja abaixo! 

home office - mesa com computador e cadeira
Foto por Envato

1. Separe um lugar da casa para ser seu home office 

Mesmo quem já tem um escritório em casa pode se sentir tentado a trabalhar em qualquer lugar, mas é importante resistir a essa tentação. Pois, um dos cuidados fundamentais que se deve ter para fazer o home office funcionar é trabalhar em um espaço da casa reservado para isso. Acredite, essa medida contribuirá muito para a sua concentração no trabalho. 

Então, busque um local silencioso, com boa luminosidade e tudo mais que você precisar. É importante ter facilmente ao seu alcance os materiais necessários durante a sua jornada de trabalho.

Além disso, também é fundamental ficar atento à saúde. Logo, ter uma cadeira e uma mesa que lhe proporcione trabalhar confortavelmente e sem prejudicar sua coluna é essencial. Lembre-se que você irá passar algumas horas por dia nesse espaço. 

2. Mantenha seu home office organizado 

Não adianta ter todo o cuidado de encontrar o lugar ideal para trabalhar em casa e não mantê-lo organizado. Um ambiente em ordem é muito importante para a concentração. 

Por isso, procure manter na mesa apenas o necessário. Ademais, separar documentos e papéis relativos ao trabalho, organizando-os em pastas, é uma medida fundamental para que nada se perca. Atitudes como essas não só te ajudarão a não se atrapalhar no dia a dia como também permitirão otimizar o espaço. 

Sendo assim, vale a pena investir em organizadores. Gaveteiros, nichos, caixas e prateleiras irão te auxiliar nessa tarefa. Só cuidado para não exagerar e acabar se complicando ainda mais com o excesso de itens.

3. Estabeleça uma rotina

Siga o seu horário de trabalho; essa sem dúvida é uma das dicas mais importantes que temos para dar. Sabemos que normalmente é mais difícil manter a disciplina dentro de casa. Mas, se você se esforçar para isso, com pouco tempo poderá observar como trabalhar dentro de um horário previamente estabelecido faz a diferença na sua produtividade.

Além disso, ao se manter trabalhando dentro do horário, você não acumulará tarefas e poderá desfrutar melhor dos seu momentos de lazer. 

Outra dica para que o seu home office possa funcionar plenamente é estabelecer alguns limites: não permitir que o seu cotidiano de trabalho seja influenciado pelo cotidiano da casa. Ter linhas telefônicas independentes e informar que o seu horário de trabalho deve ser respeitado a todos os moradores da casa são exemplos do que pode ser feito. 

Por fim, não esqueça de se movimentar de vez em quando. Se alongar ocasionalmente fará bem ao seu organismo e ajudará a prevenir dores musculares.

Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão. 

 

2020-07-07T10:18:28-03:00