Como montar uma brinquedoteca em apartamento?

Você já pensou em como montar uma brinquedoteca dentro do seu apartamento? Quem tem filhos sabe que criança gosta mesmo é de brincar, e ter toda essa energia contida dentro de casa às vezes pode não ser muito fácil. 

Por isso, é importante que as crianças tenham um espaço de lazer dentro das suas residências. Um lugar no qual elas possam brincar livremente e estimular a criatividade, e uma brinquedoteca é ótima para isso. Então confira as nossas dicas e faça já a sua! 

Como montar um brinquedoteca - crianças brincando

Foto por Freepik

Quais as vantagens de ter uma brinquedoteca em casa? 

Como já dissemos, é importante que as crianças tenham em suas casas um espaço no qual elas possam brincar com tranquilidade. Um local divertido, que estimule a imaginação dos pequenos e dê mais autonomia para eles. E uma brinquedoteca pode proporcionar tudo isso. 

Ademais, uma área assim pode contribuir para manter os outros espaços da casa mais organizados, uma vez que os brinquedos das crianças ficariam dispostos dentro dela. 

Como montar uma brinquedoteca? 

Montar uma brinquedoteca pode ser mais simples do que parece, principalmente se você tiver um cômodo “sobrando” dentro do seu apartamento. Porém, caso esse não seja o seu caso, é possível delimitar um espaço para isso dentro do quarto dos pequenos ou até mesmo em um cantinho da sala de estar. E este é o primeiro passo: encontrar o local certo

Já encontrou o local onde a brinquedoteca ficará? Então chegou a hora de passar para a próxima etapa que é escolher o mobiliário adequado. A escolha dos móveis para essa área dependerá muito do espaço que você terá disponível. Afinal, quanto maior for o espaço, mais móveis poderão ser colocados nele. 

No entanto, se o espaço disponível for pequeno, não tem problema. Com um tapetinho emborrachado divertido e algumas caixas com brinquedos, você já consegue criar um local lúdico para os seus filhos. Mas caso dê, acrescente um conjunto de mesinha com cadeiras e prateleiras para colocar objetos que possam ficar ao alcance das crianças. 

Também não esqueça, claro, de considerar as preferências dos pequenos na hora de escolher os brinquedos que farão parte do espaço. Afinal, o ambiente será montado para eles. 

Ademais, invista em organizadores. Eles serão de grande ajuda no dia a dia para manter a brinquedoteca com uma certa ordem. Além disso, podem servir como recurso para que você ensine seus filhos a guardar os brinquedos depois de usá-los, estimulando o senso de responsabilidade neles. 

Segurança em primeiro lugar

Quando se fala em espaços que serão ocupado por crianças, a segurança deve ser sempre uma prioridade. Por isso, para saber como montar uma brinquedoteca com excelência é preciso se atentar a essa questão. 

Logo, comece garantindo o isolamento das tomadas do local para não deixar possibilidade para choques. Outra medida importante é evitar selecionar móveis com quinas para essa área. Além disso, evite incluir móveis que possam cair caso a criança suba nele, como é o caso de cômodas e estantes. Se optar pela inclusão, tenha o cuidado de pregá-los na parede. Fazendo isso você diminuirá o risco de acidentes fatais. 

Gostou das nossas dicas de como montar uma brinquedoteca? Deseja ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! E para receber nossos conteúdos em primeira mão, é só preencher o formulário abaixo. 

2020-09-17T22:14:25-03:00