Como escolher um apartamento: 5 dicas para investir no ideal

Chegou sua hora de comprar um apartamento? É provável que algumas dúvidas surjam. Mas com um pouco de planejamento não fica tão difícil descobrir como escolher um apartamento que se encaixe no seu perfil.

Para isso, daremos dicas que irão te ajudar a traçar o caminho para o seu imóvel ideal. Quer saber quais são elas? Então confira abaixo!

Como escolher um apartamento - mão segurando uma miniatura de edifício

Foto por Freepik

 

1. Descubra quais são as suas necessidades

Um dos primeiros passos para escolher o apartamento ideal é pensar sobre o que você precisa. Quantas pessoas irão morar nele, como ficará a divisão dos quartos e até mesmo quais são os planos futuros.

Pois, pensando sobre os moradores, e as reais necessidades de cada um, ficará muito mais fácil delinear as primeiras características do imóvel. 

Por exemplo: um casal não costuma precisar de muitos cômodos, mas isso já muda um pouco a partir do momento em que o casal planeja ter filhos. 

Outra necessidade que pode surgir é a de um escritório, para pessoas que trabalham em casa, ou de uma cozinha espaçosa, para quem tem família grande e costuma cozinhar com frequência. 

Dessa maneira, sabendo o que você e a sua família precisam, você poderá filtrar sua busca e, além de ficar mais fácil encontrar o apartamento certo, você ganhará tempo na procura. 

 

2. Considere a localização

A localização é um dos fatores mais importantes a serem considerados na compra de um imóvel. Não só pela sua importância na valorização da moradia e por questões como segurança, mas também por ser um fator que interfere diretamente no cotidiano. 

Sendo assim, depois de definir o tipo de estrutura que você deseja que o imóvel tenha, procure por uma localização que te permita ter o cotidiano que você quer.

Ou seja, considere seu local de trabalho, escola dos filhos, casa de familiares que precisa ter por perto e lugares que você costuma ir com frequência. Estar próximo deles te ajudará a poupar tempo e dinheiro com mobilidade. 


3. Defina suas prioridades

Nem sempre querer é poder. Algumas vezes, mesmo com um bom planejamento financeiro, não é possível ter um imóvel com tudo que se deseja. Por isso, uma boa forma de adaptar seu desejos ao seu orçamento é definindo prioridades. 

Para isso, busque fazer uma lista do que você considera indispensável e o que você está disposto a abrir mão. Assim ficará mais fácil encontrar o seu local.


4. Contrate um profissional

Já tem em mente o que você deseja? Então não perca tempo e considere contratar um profissional ou imobiliária para te ajudar na tarefa de encontrar seu apartamento dos sonhos.

Verifique no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da sua região os profissionais cadastrados, e busque por um corretor ou imobiliária de confiança. 

Com ajuda profissional especializada você poderá poupar tempo de busca, tirar suas dúvidas durante o processo e ter mais segurança. Trata-se de um investimento financeiro que poderá se mostrar bem proveitoso. 

5. Avalie o local 

Por fim, antes de definir um local como certo, analise. Avalie sua estrutura, veja se será necessário fazer algum tipo de reforma e quais são seus possíveis contras. Ressaltando que se o apartamento em questão não for novo alguns fatores deverão ser avaliados com mais cuidado.  

Além disso, veja se as contas do imóvel estão em dia. Assim você poderá comprar de forma segura. Através da matrícula do imóvel junto ao Registro de Imóveis, você consegue ter boa parte das informações que precisa para a realização de uma compra tranquila. 

 

Gostou desse texto? Então continue acompanhando o nosso blog! Você também pode conhecer nossos empreendimentos ou assinar a newsletter abaixo para receber todo o conteúdo em primeira mão. 


2020-01-02T17:15:48+00:00