Melhor bairro para morar: 6 perguntas para se fazer antes de escolher

Escolher o melhor bairro para morar é uma das tarefas que exigem mais atenção por parte do comprador. Afinal, o entorno do imóvel que você pretende morar interferirá diretamente na sua qualidade de vida.

Homem pensando - perguntas a se fazer antes de escolher o melhor bairro para morar

Foto: Reprodução

Seja para morar mais próximo ao trabalho ou do centro comercial da cidade, o novo imóvel deve atender suas necessidades do cotidiano, mas como saber de fato se esse ou aquele é o melhor bairro para morar? Calma, listamos os principais pontos que devem ser considerados em um bairro antes de dar o primeiro passo para a compra. Confira!

 

  1. É próximo de onde trabalho ou da escola dos meus filhos?

Morar em um lugar distante dos locais que fazem parte da sua rotina é, no mínimo, estressante. Por isso, se você deseja se mudar, analise este ponto. Afinal, não adianta muito sair de um lugar para o outro se ele não lhe trazer, no mínimo, facilidade de locomoção. Além disso, na hora de pesquisar empreendimentos, veja quais são as vias de acesso ao local. Quanto mais, melhor.

 

  1. O bairro é seguro?

Parece óbvio, mas a segurança do melhor bairro para morar também deve ser levada em conta. Se você tem pouco conhecimento do local, a hora de aprofundar-se nele é agora: pesquise em sites de notícia ou conversando com amigos e familiares se a incidência de assaltos é grande.

Mesmo que você pague um pouco mais por um imóvel por conta da segurança, a consciência tranquila não tem preço. Além disso, não falamos só de bens que podem ser levados, mas de vidas que podem ser perdidas.

 

  1. Há supermercados ou feiras livres próximas?

Se você está no time das pessoas que investem na boa alimentação, precisa comprar alimentos frescos e/ou orgânicos. Para isso, morar perto de hipermercados, feiras livres e outros locais que onde seja possível encontrar esses itens é fundamental. Além disso, imóveis próximos a locais de conveniência costumam ser bastante valorizados. Por isso, para escolher o melhor bairro para morar, você precisa se atentar a isso.

 

  1. Quais são as opções de lazer do entorno?

Ninguém vive só de trabalho. É preciso, no mínimo, tirar o fim de semana para sair e espairecer. Se você é daqueles que gosta de descansar em casa tudo bem. Entretanto, se prefere ir a shows, bons restaurantes, cinema e outras opções de lazer, pode ser interessante estar em um lugar próximo a essas atrações. Afinal, o gasto excessivo com gasolina, Uber e outras variantes pode tornar suas saídas para se divertir em dívidas que podem se acumular.

 

  1. Faz barulho no local?

Tem locais que, por conta do trânsito próximo ou pela movimentação ocasionada por casas de shows, podem se tornar barulhentos. Há quem não ligue para isso, mas quem tem sono leve, por exemplo, pode sofrer com isso. E o incômodo não é só na hora de dormir: existem localidades que são barulhentas o tempo todo. Por isso, se você prefere silêncio ou passa boa parte do dia em casa, precisa se atentar a esse fator. Afinal, a paz tem que reinar no lar.

 

  1. Como são as construções ao redor?

Um lugar bonito com certeza é mais valorizado. E isso se estende às construções próximas ao imóvel em questão. Por isso, antes de começar a negociar, dê uma olhada ao redor e veja se o local é visivelmente bem cuidado. Apesar de não fazer muita diferença na sua qualidade de vida, com certeza faz no preço do imóvel.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vai se interessar por esse post que falamos sobre como é calculado o preço de um imóvel. Além disso, para receber uma seleção com nossas melhores dicas e ofertas, assine a newsletter se cadastrando aí em cima!

2019-05-21T12:14:07+00:00