Como decorar apartamento: 4 dicas para deixá-lo funcional

Quando se fala em decoração, o primeiro aspecto que geralmente vem à cabeça é a estética. No entanto, é importante que essa não seja a única característica a ser pensada na hora de decorar um apartamento. Por exemplo, também é fundamental pensar sobre conforto e funcionalidade. E é sobre isso que viemos falar aqui.

Então, se você deseja saber como decorar apartamento de uma forma que o torne ainda mais funcional, você veio ao lugar certo. Abaixo trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Confira! 

Como decorar apartamento - ambiente funcional

Foto por Envato

Como decorar apartamento de maneira funcional: 

1. Conheça seus hábitos

A funcionalidade está muito ligada a praticidade e comodidade. Por isso, para saber como decorar um apartamento de maneira funcional é importante que você conheça seus hábitos cotidianos. Em quais cômodos você passa mais tempo, quais móveis e objetos você utiliza com mais frequência. 

Isso porque, ao ter consciência sobre essas coisas, você poderá tornar o apartamento mais prático para o seu dia a dia. Por exemplo, deixando os utensílios mais utilizados por você em locais de fácil acesso. Então, antes de iniciar decoração, pense sobre isso, para montar os cômodos do seu lar de uma forma que traga mais conforto, organização e praticidade para o seu cotidiano. 

2. Invista em espaços de armazenamento

Normalmente, quem mora em apartamento está sempre em busca de otimizar espaços. E, uma ótima maneira de fazer isso, é investindo em móveis que ofereçam áreas de armazenamento ou sejam compactos. 

É o caso da cama box com baú, ou de camas de madeira com gavetas na parte de baixo. Elas podem se mostrar excelentes alternativas para promover a funcionalidade nos quartos. Outra maneira bastante eficaz de criar esses locais é fazendo uso de prateleiras. Afinal, elas apresentam a grande vantagem de não ocupar espaços no chão. Então, pense nisso!

3. Escolha seus utensílios domésticos com sabedoria

A cozinha é uma das áreas da residência que as pessoas costumam ter mais dificuldade de tornar funcional. Isso geralmente acontece porque trata-se de um ambiente repleto de objetos, eletrodomésticos e utensílios, e nem sempre as cozinhas são espaçosas. Ou seja, é muita coisa para pouco espaço.

Por isso, é fundamental que, na hora de equipar sua cozinha, você busque adquirir utensílios compactos e, de preferência, que ofereçam mais de uma utilidade. Além disso, nada de trazer para o seu lar coisas que ficarão sem uso. Essa é uma dica para a cozinha que serve para qualquer outro cômodo. Para ser funcional é preciso saber escolher bem. 

4. Encontre o equilíbrio

Por fim, nossa dica é para que você busque sempre o equilíbrio, de maneira a promover a harmonia dentro do seu lar. Dizemos isso porque muitas vezes, na ânsia de ter ambientes funcionais, as pessoas acabam exagerando.

Logo, acabam escolhendo móveis muito pequenos para os espaços que possuem ou criam locais de armazenamento em demasia, deixando o lar visualmente desagradável. 

Então, é importante ponderar na escolha. Embora a funcionalidade seja o foco, a estética não deve ser deixada de lado. Sendo assim, encontre o equilíbrio. 

Então, aprendeu como decorar apartamento visando a funcionalidade? Gostou desse texto? Se sim, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. 

2020-11-03T23:05:19-03:00