Como decorar a varanda? 4 dicas para transformar esse espaço

Tem uma varanda no seu apartamento? Então que tal aprender como decorá-la e a transformá-la em um cantinho super agradável? Afinal, esse espaço da sua casa pode ser bastante utilizado se algumas dicas aqui expostas forem seguidas. 

Por isso, trouxemos quatro dicas para te mostrar como decorar a varanda e te auxiliar nessa tarefa. Confira!

como decorar a varanda - varanda pequena decorada

Foto por Artur Aleksanian/Unsplash

 

Como decorar a varanda em quatro passos: 

1. Considere o que pode ser feito no espaço

O primeiro passo é pensar em como você deseja usufruir deste ambiente. Você quer transformá-lo em uma área de descanso ou em um espaço gourmet? Ou, ainda, integrá-la à sala? As possibilidades são diversas. 

Entretanto, o tamanho da área disponível fará diferença na hora de escolher seu uso. Embora, na maioria das vezes, seja possível fazer adaptações, em uma varanda grande dá para aplicar mais de uma proposta. Mas, caso a sua varanda seja pequena, talvez você precise abrir mão de alguns desejos ou repensar a ideia para o lugar. 

 

2. Defina a proposta

O estilo de decoração que você quer seguir é outro ponto a ser considerado antes de pensar em como decorar a varanda. Isso porque, dependendo do projeto, você precisará fazer algumas considerações.

Para quem, por exemplo, deseja integrar o ambiente da varanda ao da sala de estar é importante manter uma “coerência estética”. Ou seja, não usar nos dois espaços estilos muito diferentes de decoração. Afinal, a intenção é unificar visualmente os locais. 

Se por outro lado a sua intenção for criar uma área gourmet, será importante desenvolver o ambiente pensando na facilidade de higienizá-lo, uma vez que o local será usado também para a preparação de alimentos. Lembrando que esse tipo de proposta funciona melhor em varanda grandes ou, no mínimo, de tamanho mediano. 

 

3. Escolha móveis adequados

Na hora de escolher os móveis, o ideal é optar por modelos próprios para áreas externas. Pois, mesmo que a sua varanda tenha janelas de vidro e fique protegida da chuva, a alta exposição à luz solar pode estragar mais facilmente uma mobília que não seja adequada para esse tipo de local. Sendo assim, invista em móveis apropriados.

Quanto ao estilo, ele dependerá muito do seu gosto pessoal e de como você deseja que a varanda seja utilizada. Se a intenção for fazer um cantinho de relaxamento, dê preferência a itens concebidos para isso, como redes, espreguiçadeiras e almofadas.   

Já para quem deseja criar um espaço de confraternização, um pequeno sofá ou algumas cadeiras e pufes podem dar conta do recado. 

 

4. Utilize plantas e objetos decorativos

Por fim, chegou a hora de adicionar alguns detalhes: plantas, quadros, futons e nichos com objetos decorativos são muito bem vindos, pois são ótimos para personalizar o lugar. Outra característica na qual vale a pena investir é a iluminação. Luzinhas e lanternas, principalmente as de cores quentes, contribuem para deixar o ambiente com uma pegada mais aconchegante. 

Mas no caso das plantas, apenas lembre-se de escolher bem as espécies, selecionando as que melhor se adaptam ao cômodo. O jasmim amarelo e a jabuticabeira, por exemplo, são boas para varandas ensolaradas. 

Já para meia sombra, a costela-de-adão e a samambaia podem ser ótimas pedidas. Lembre-se apenas de manter a regularidade das regas em todas as plantas e de permitir que o ar circule no local. 

Gostou das nossas dicas sobre como decorar a varanda? Então que tal ler outros textos como esse? Você pode encontrá-los aqui! Ademais, para receber nosso conteúdo e novidades em primeira mão basta preencher o formulário abaixo.


2020-03-23T11:17:00-03:00