Como criar um espaço zen em casa: confira dicas e inspirações

Em meio ao caos da vida urbana, é preciso tirar um tempo para desacelerar e curtir sua própria companhia. Uma forma simples e eficiente de se conseguir isso é ter um espaço zen em casa. Afinal, além de proporcionar a tranquilidade que você precisa, ele pode ser um lugar charmoso e singelo no seu imóvel.

Gostou da ideia? Então continue lendo este texto, porque selecionamos algumas dicas simples e práticas de como criar esse cantinho. Seguindo elas você poderá começar o quanto antes a desfrutar dos benefícios desse espaço. 

 

Defina onde vai ser o espaço zen

Primeiramente, é preciso escolher o lugar ideal para abrigar seu refúgio. Por isso, ao escolher, leve em consideração a quantidade de barulho que pode ser ouvida lá. Se você morar em um andar mais alto, pode ser a varanda do seu apartamento.

Por outro lado, caso prefira um espaço no interior do imóvel, opte por um local no seu quarto ou um quarto dedicado a isso. O importante é que ele tenha espaço suficiente para receber os itens que iremos mencionar logo abaixo.

 

Principais elementos de um espaço zen em casa

Um espaço zen bem feito precisa receber alguns itens. Eles ajudarão a dar todo o clima de relaxamento que você precisa para desestressar. Confira as nossas sugestões:

 

Tapetes e almofadas

Nada melhor para trazer conforto a um ambiente do que tapetes e almofadas, certo? Por isso, não abra mão desses itens. Nas cores, opte pelas mais neutras, como bege e cinza. 

Inclusive, utilizar fibras naturais é uma excelente opção. Já as almofadas podem ser em cores que tragam sensação de relaxamento, como tons amenos de azul e verde.

 

Invista em aromaterapia

Instigar o olfato é uma forma interessante de criar sensações de relaxamento e bem-estar. Por isso, o uso de incensos, aromatizadores de ambiente ou óleos essenciais, tem sua utilidade.

Nesse sentido, opte por essências de aroma suave como camomila, lavanda, alecrim e pinheiro. 

 

Cristais

Além de dar um clima ‘místico’ ao local, acredita-se que o uso de algumas pedras específicas, como a ametista, ajudam a dispersar energias ruins no ambiente. Então, use e abuse das pedrinhas. 

Você pode utilizá-las colocando várias diferentes em um recipiente, ou escolher uma maior para dar destaque. 

 

Iluminação

A iluminação é outro fator determinante na criação do espaço zen em casa. Entretanto, tome cuidado ao escolher as luzes: em vez de diretas e em tons claros, prefira espalhá-las em pontos estratégicos e em tons amarelados.

Além disso, uma boa ideia é utilizar luzes de natal e colocá-las num recipiente. Fica super charmoso e é muito prático!

 

Sino de vento

Outro elemento que pode fazer diferença na criação do seu espaço zen é um sino de vento. Famoso por seu som característico e reconfortante, esse item com certeza dará um toque a mais no cantinho.

Você pode fazer o seu próprio ou comprar um. Caso o sino fique próximo a um ponto onde o vento passe, ficará ainda mais lindo.

 

Plantas

Por fim, mas não menos importante, dê vida ao seu espaço zen colocando plantas. Além de dar um toque a mais na decoração, é cientificamente comprovado que o uso de plantas ajuda a tornar o ambiente mais pacífico e harmônico.

 

Gostou das ideias? Então junte as referências que separamos e crie o seu espaço zen. Você merece um local desses! Para receber nossas novidades, assine a newsletter e veja tudo em primeira mão.


2019-11-06T18:33:11+00:00