Como aromatizar ambientes: dicas para perfumar sua casa

Nada melhor do que chegar em casa e encontrar um ambiente agradável. Limpo, arrumado e com aquele cheirinho bom, certo? 

Por outro lado, perder a mão na hora de aromatizar o lar pode ser muito fácil. Mas não se preocupe, aqui nós te ajudaremos a não cometer erros! Então, se você ainda não sabe como aromatizar ambientes, se liga nas nossas dicas! É só conferir.

 

como aromatizar ambientes - pot-pourri

Foto por Ju Desi/Unsplash

Como aromatizar ambientes de forma natural?

Existem muitos tipos de aromatizantes disponíveis no mercado. São sprays, velas, sachês, difusores… o que não falta é opção! No entanto, saiba que você não precisa pagar caro ou recorrer a diversos artifícios para deixar a sua casa cheirosinha. Há várias formas naturais de fazer isso. 

Por exemplo, você já deve ter visto muito pot-pourri por aí. Trata-se daquelas misturas de pétalas de flores secas e especiarias que são colocadas em recipientes para perfumar o ar. Esse é um jeito fácil, barato e natural de aromatizar casas, pois é feito com ingredientes muito acessíveis, que são as flores e as ervas aromáticas. Uma ótima alternativa. 

Mas para aromatizar os cômodos do seu lar é possível utilizar vários outros elementos; as possibilidades são muitas. Você pode colocar alecrim plantado em um vaso na cozinha, grãos de café em um pratinho bonito, e até mesmo cravos podem trazer aquela fragrância que estava faltando. Uma boa maneira de usá-los é fincando alguns na casca de uma laranja.

Outra dica de como aromatizar ambientes é utilizar canela em pau. Dá para colocá-la em um vasinho bonito e posicionar na área que achar mais conveniente. A essência de baunilha é outro ingrediente que faz sucesso. Basta umedecer um pouco de algodão com algumas gotas dessa essência e deixar em um difusor, refazendo esse processo sempre que achar necessário.

 

Qual aroma utilizar em cada cômodo? 

Ao contrário do que muitos podem pensar, para aromatizar o seu lar não é só escolher o perfume que você mais gosta e sair distribuindo pelos cômodos. O ideal é avaliar o que cada essência pode despertar em você e também considerar isso na hora da escolha. 

Dessa forma, se o quarto é o seu local de descanso, é fundamental escolher para esse ambiente um cheiro que te proporcione uma sensação de aconchego e tranquilidade. Ou seja, de preferência nada muito forte. Duas boas opções são lavanda e camomila. 

Já para o seu home office, é legal que ele tenha um aroma que te ajude a se manter desperto, uma vez que esse ambiente requer concentração. Você pode testar cheiros como o do alecrim ou do eucalipto e sentir como eles funcionam para você. 

A sala, no entanto, costuma ser o cômodol mais amplo da casa, assim como é uma área destinada à confraternização. Dessa maneira, dá para ousar mais na escolha para esse espaço. Que tal tentar a laranja ou a canela?

Ademais, é essencial tomar cuidado para não exagerar na quantidade e na intensidade das fragrâncias. Além disso, é importante respeitar os “gostos olfativos” de todas as pessoas que compartilham a moradia. Afinal, o ideal é que a casa seja agradável para todos. 

Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui. Você também pode assinar a newsletter abaixo para receber conteúdo em primeira mão!

2020-03-15T12:35:44+00:00