Cadeiras para mesa de jantar: dicas para acertar na escolha

Um cômodo para reunir família e amigos, compartilhar delícias da culinária caseira e dividir momentos bons. A sala de jantar é certamente um lugar especial da casa, e com uma bonita decoração pode se tornar ainda mais especial. Mas diversas dúvidas costumam surgir na hora de decorar esse espaço, principalmente na escolha das cadeiras para mesa de jantar. 

Como combiná-las com a mesa? É melhor apostar em um conjunto ou comprar as cadeiras separadamente? É para responder essas e outras perguntas que nós estamos aqui. Neste texto você vai encontrar algumas dicas para te ajudar nessa escolha. Confira!

Cadeiras para mesa de jantar - brancas

Foto por Envato

Preste atenção ao espaço

Se você optar por comprar a mesa de jantar e as cadeiras separadamente, é importante que busque se informar sobre o tamanho de cadeira adequado para a mesa que você comprou. Fazendo isso você não correrá o risco de comprar cadeiras altas, baixas, ou ainda, largas demais para a sua mesa.

Além disso, é importante considerar o espaço do ambiente. Por exemplo, cadeiras mais robustas podem não ficar legais em ambientes menores. Se esse for o caso da sua sala de jantar, prefira as cadeiras mais sequinhas. Um pouco de cuidado na escolha e você diminuirá as chances de cometer erros. 

Busque atender suas necessidades

Cadeiras bonitas fazem toda a diferença na estética do cômodo, e é difícil resistir a elas. Mas procure sempre unir a beleza ao conforto, principalmente se você costuma fazer todas as suas refeições na sala de jantar.

Caso contrário, é bem provável que você não demore muito para começar a se incomodar com cadeiras que são apenas bonitas e nada confortáveis. Então, ao escolher cadeiras para mesa de jantar considere também a ergonomia. Experimente-as antes de comprar para ter a certeza de estar fazendo a escolha certa. 

Ademais, observe suas necessidades. Se você tem crianças ou pets em casa, por exemplo, talvez seja melhor optar por cadeiras com tecidos mais resistentes ou sem quinas protuberantes (no caso das crianças). Dessa forma você evitará possíveis acidentes com os móveis. 

Ouse na escolha das cadeiras para mesa de jantar

Se você é do tipo que preza por originalidade na decoração, busca modernizar os ambientes e sempre foge do óbvio, saiba que dá para ser bastante inventivo na escolha das cadeiras para mesa de jantar. 

A dica para quem deseja seguir uma linha mais ousada é fazer misturas. Ou seja, esqueça o famoso conjunto para sala de jantar, com mesa e cadeiras combinando. A proposta aqui é comprar tudo separadamente para fazer combinações criativas. Para isso, basta usar diferentes modelos de cadeiras na composição. 

Você pode optar por colocar cadeiras do mesmo modelo mas com cores diferentes, ou fazer o oposto, colocando cadeiras diferentes mas com a mesma cor. Outra opção é deixar diferente apenas as cadeiras que ficam nas extremidades da mesa. Ou ainda, colocar as cadeiras de um lado da mesa e no lado oposto optar por um banco. Também fica ótimo! 

Apenas tome cuidado com as proporções. Por exemplo, é importante que os assentos tenham a mesma altura. Além disso, busque sempre um elemento em comum entre as cadeiras (material, cores, modelo…), assim você evitará deixar o ambiente com um visual confuso.

Gostou das nossas dicas? Deseja ler outros textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.

2020-09-17T22:37:49-03:00