Apartamento para recém-casados: o que saber antes de comprar?

Se você procura um apartamento para recém-casados, descubra aqui algumas dicas para não errar na escolha!

O casamento é o início da vida conjunta de duas pessoas que decidiram trilhar suas jornadas juntos. Nesta nova etapa, é completamente natural que se busque um apartamento para recém-casados, afinal, os noivos querem se mudar o quanto antes para um lugar só deles. Como já dizia o ditado, “quem casa quer casa”, contudo, comprar um imóvel é um passo muito grande a ser dado e que exige todo o cuidado, principalmente por que dar esse passo sem planejamento pode causar problemas na vida a dois.

Dessa forma, o que é preciso fazer para começar a vida de recém-casados com tranquilidade e sem problemas financeiros? Leia este texto para descobrir, pois daremos aqui algumas dicas valiosas para você acertar na compra de apartamento para recém-casados.

 

ANALISE A RENDA DO CASAL

Um erro cometido por muitos casais é querer “abraçar o mundo” de uma só vez. Ou seja, acabam extrapolando seus gastos logo no início da vida a dois sem fazer um planejamento financeiro adequado. Como consequência, acabam se endividando demais. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, junte-se com seu cônjuge e avalie o quanto vocês podem gastar mensalmente com habitação.

O ideal é que esse valor nunca ultrapasse 20% da renda de cada um dos indivíduos. Caso vocês optem pelo aluguel antes da compra de um apartamento para recém-casados, essa mesma proporção deve ser levada em conta. Entretanto, pagar aluguel enquanto economiza dinheiro para comprar um apartamento pode se tornar inviável em alguns casos. Afinal, fazer isso pode exceder o valor estabelecido para a negociação do imóvel próprio. De qualquer forma, considere com cautela qual das opções é a mais confortável financeiramente para o casal.

 

DÊ UMA BOA ENTRADA NO IMÓVEL

Quanto maior for a entrada que você e seu cônjuge derem no ato da compra, menor será a taxa de juros que pagarão ao decorrer dos anos. Portanto, avalie se há a possibilidade de poupar uma boa quantia antes de concretizar a compra do seu apartamento. Entretanto, o casal não precisa juntar o valor total do imóvel. O ideal é que 30% do preço do imóvel seja pago na entrada. Dessa forma, as parcelas serão bem menores e os juros terão amortização.

 

PENSE NO TAMANHO IDEAL DO APARTAMENTO

É comum que um apartamento para recém-casados possua de 60 a 85 metros quadrados. Além disso, áreas de lazer e cozinhas com projetos diferenciados são os queridinhos dos casais. Entretanto, é importante pensar a médio e longo prazo na compra do apartamento do casal, afinal, é um investimento de 30 anos. Por isso, já pense na possibilidade de aumento da família e, caso seja vontade do casal ter filhos, comprar o apartamento com ao menos um quarto a mais.

 

ESCOLHA UMA BOA LOCALIZAÇÃO PARA AMBOS

Os apartamentos para recém-casados mais próximos ao local de trabalho do casal tendem a ser mais procurados. Entretanto, isso não é regra: há quem prefira investir num imóvel perto de estabelecimentos como supermercados, farmácias e escolas ou faculdades. Se o local que você pretende comprar o apartamento preenche os dois requisitos, ótimo! Se não, seja qual for a escolha do casal, é interessante levar em conta o acesso da localidade às áreas em que ambos os moradores precisam estar no dia a dia. Para isso, atente-se às vias de acesso e, caso vocês utilizem transporto público, a distância dos pontos mais próximos.


Caso você esteja a procura do primeiro imóvel, conheça os lançamentos da V2 Construções e baixe nossas tabelas de preços. Aproveite também para conferir nossos conteúdos sobre financiamento de imóveis e erros comuns que alguns compradores cometem na hora de escolher um apartamento!

2018-10-25T17:43:10+00:00