Apartamento no térreo: conheça as principais vantagens e desvantagens

Se você está a procura de um imóvel para comprar, deve ter ouvido ou se questionado em algum momento se apartamento no térreo vale a pena. Mas você já se perguntou o porquê desse mito em torno desses imóveis?

A verdade é que sim, há certas desvantagens nesse tipo de apartamento, mas também há alguns benefícios que podem te fazer optar por um e você provavelmente nem saiba da existência deles.

De qualquer forma, se haviam dúvidas, elas serão sanadas agora: listamos as principais vantagens e desvantagens dos apartamentos localizados no térreo de um prédio. Certamente você sairá daqui com outra ideia sobre eles e, talvez, com a decisão. Confira!

 

Vantagens do apartamento no térreo

Apartamento no térreo com jardim na varanda

Foto: Reprodução

Seguro para crianças e pets

Se você possui crianças ou animais de estimação, apartamentos no térreo certamente oferecem mais segurança. Isso porque você corre bem menos riscos de acontecer acidentes com seus filhos ou pets, se comparar a apartamentos em andares elevados. Além disso, não será urgente colocar telas de proteção ou outros dispositivos de segurança na varanda, que também pode ficar aberta sem muita preocupação.

Custo-benefício

Pelo fato de apartamentos em andares mais altos serem mais valorizados, os apartamentos no térreo costumam ser mais baratos. Por isso, é uma ótima pedida para quem deseja economizar na compra e não gosta de morar em andares altos. Além disso, para os que estão saindo de uma casa para um apartamento, por exemplo, é uma ótima transição.

Acessibilidade

Pelo fato de não precisar subir escadas ou pegar elevadores para entrar e sair do prédio, o apartamento no térreo é ideal para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Afinal, só quem tem ou convive com uma pessoa que possui dificuldade para andar, subir escadas ou percorrer vários andares sabe que a praticidade, nesses casos, faz total diferença. Além disso, quem não gosta de pegar elevadores também terá bastante facilidade em um apartamento no térreo.

Bom investimento

Além disso, quem gosta de investir em imóveis também possui vantagens ao comprar um apartamento no térreo. Isso porque é muito fácil revender esse tipo de imóvel. Entretanto, se você prefere manter a propriedade e alugar, é ainda melhor: dificilmente apartamentos no térreo ficam ociosos. Por isso, se você pensa em investir em um apartamento, essa pode ser sua escolha.

 

Desvantagens do apartamento no térro

Apartamento no térreo com varanda grande

Foto: Reprodução

Talvez tenha mosquitos

Uma das principais desvantagens é a maior incidência de mosquitos. Afinal, pelo fato de o local ser térreo, está mais próximo de locais que os atraem. Entretanto, isso pode ser facilmente resolvido com telas específicas para esse tipo de ocasião. Além disso, fechando portas e janelas do local ao anoitecer quando os mosquitos procuram fontes de luz para se abrigar.

Vista não tão privilegiada

Quem aprecia uma bela vista do céu azul talvez não consiga obtê-la comprando um apartamento no térreo. Isso porque, em muitos casos, pode haver outros prédios no condomínio, o que dificulta a visão. Entretanto, se o local for bem cuidado e houver áreas verdes, você não terá uma vista ruim. Vai depender do quanto você deseja ter essa visão além da janela.

Possibilidade de ouvir sons externos

Além do barulho que é comum em todo tipo de apartamento, que é o produzido pelos vizinhos do andar de cima, você também estará mais suscetível a sons que vêm da rua ou de áreas de lazer próximas ao local. Por isso, caso você opte por um apartamento no térreo, talvez seja necessário investir em soluções de acústica para diminuir os ruídos externos.

Pouca ventilação

Não é lei, mas pode acontecer: apartamentos no térreo tendem a ter menos correntes de ar circulando por ele. Isso acontece se, principalmente, o prédio em questão for envolto por vários outros, como no caso dos condomínios. Por isso, vale fazer uma visita às obras antes de fechar a compra para se assegurar que isso não atrapalhe a ventilação natural do imóvel.


Essas dicas foram úteis para você? Caso tenham sido, compartilhe com quem também está em dúvida sobre qual apartamento comprar. Além disso, se você se interessou por este artigo, leia este sobre 4 coisas a se ficar de olho antes de comprar um apartamento. Para conferir nossos outros artigos, você pode se inscrever em nossa newslepartatter ou acessar o blog para conferir o que já foi publicado.

2019-05-24T10:56:20+00:00