Apartamento nascente ou poente? Entenda vantagens de cada um deles

Apartamento nascente ou poente? Quando se trata dessa questão, é preciso dizer que não há escolhas erradas, já que cada uma apresenta suas vantagens. Mas também é importante conhecer bem as opções para decidir o melhor para você.

Afinal, esse fator fará toda a diferença no imóvel quando você adquiri-lo e passar a conviver nele. Isso porque os conhecidos sol da manhã ou sol da tarde influenciam no clima e na incidência de luz dentro da residência. Por essa razão, a informação faz parte das especificações de um imóvel. 

Mas se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Aqui iremos apresentar as vantagens de cada alternativa. Basta conferir.

Apartamento nascente

Os apartamentos nascentes são aqueles que apresentam incidência do sol da manhã. Por isso, costumam ser mais frescos durante o período da tarde e da noite. Logo, esses apartamentos são comumente mais valorizados em regiões de clima quente. Mas além de ficarem mais frescos à noite, eles apresentam outras vantagens. 

Por exemplo, o conforto térmico pode influenciar na economia de energia, uma vez que, quanto menos calor fizer na residência, menor será a necessidade do uso de ar-condicionados e ventiladores. 

Não é à toa que, em locais de clima quente, as unidades nascentes dos edifícios costumam ser as mais procuradas e, como resultado, também costumam custar mais caro. Um valor que se paga a mais, porém que muitos acham que vale a pena. 

Apartamento poente

Os apartamentos poentes são aqueles que apresentam incidência do sol da tarde. Por isso, costumam ser imóveis mais quentes. Essa característica faz com que, assim como nos apartamentos nascentes, eles apresentem vantagens e desvantagens. 

A desvantagem maior é que, dependendo do clima da cidade na qual o apartamento está localizado, ele pode oferecer menos conforto térmico aos seus moradores. No entanto, algumas construtoras podem adotar soluções para proteger as paredes externas e diminuir o desconforto.

Por outro lado, esse tipo de imóvel possui baixa ocorrência de umidade em paredes e áreas comuns. Ou seja, zero preocupação com mofo e problemas respiratórios. Além disso, os cômodos de apartamentos poentes são geralmente muito bem iluminados, o que dispensa a necessidade de ligar a luz durante o período diurno. 

Por fim, ele costuma ter a vantagem de ser mais barato e dá mais possibilidade de negociação do valor. Um benefício que se mostra muito vantajoso para quem busca economizar na compra.

Apartamento nascente ou poente: como escolher

Para tomar a melhor decisão, é importante analisar, entre prós e contras, o que combina mais com seu estilo de vida (se a sua intenção for morar no imóvel). Ou, ainda, como é a procura por imóveis de determinado tipo na região, caso seu objetivo seja comprar para alugar ou revender. 

Além disso, para não ter erro, confirme com seu corretor ou corretora as informações sobre a incidência de sol na propriedade do seu interesse. Tomando esses cuidados, você deverá fazer um bom negócio. 

Gostou de saber sobre esse assunto e deseja ter mais informações sobre imóveis no geral? Continue nos acompanhando por aqui! No mais, você pode seguir o nosso perfil no Instagram, estamos sempre mostrando novidades por lá. Então, aproveite.


 

Você pode gostar

Veja mais