Apartamento nascente ou poente? Entenda vantagens de cada um deles

Vai comprar um apartamento e não sabe se é sol nascente ou poente? Pode parecer apenas um detalhe mas faz toda a diferença quando você adquirir esse imóvel e passar a conviver nele. Nesse caso não há escolhas erradas, porém, cada um apresenta as suas vantagens. Por isso, para selecionar, você precisa entender cada uma delas.

São os conhecidos sol da manhã ou sol da tarde e podem influenciar no clima e incidência de luz dentro da unidade. Por essa razão, a informação sempre está dentro das especificações quando há a venda de algum imóvel nessas configurações. Fique tranquilo, selecionamos as vantagens de cada um, veja!

 

Sol nascente ou sol da manhã

Apartamento nascente ou poente - Nascer do sol em Maceió

Foto: Reprodução

Normalmente, os apartamentos com a incidência de sol da manhã, voltados para o leste, possuem valores mais elevados se compararmos a outra opção. É possível também que ao entardecer, seu imóvel fique mais escuro do que aqueles voltados para o sol da tarde.

Por outro lado, se você mora em um imóvel que recebe o sol nascente, pode desfrutar de uma clima menos quente. Devemos considerar que, apesar da distribuição de estações, nosso país apresenta um clima em sua maioria de calor. Então, essa alternativa pode influenciar no seu conforto, por ter como resultado um local mais fresco.

 

Sol poente ou sol da tarde

Apartamento nascente ou poente - Pôr do sol em Maceió

Foto: Reprodução

Assim, apartamentos voltados para a região oeste são comercializados com preços menores, quando comparados aos que estão na posição nascente. Por isso, é uma excelente opção para aqueles que buscam economizar na compra. Outra coisa que geralmente não é falada sobre apartamentos poentes é a baixa incidência de umidade em paredes e áreas comuns. Afinal, como esses imóveis recebem mais calor durante o dia, dificilmente terão incidência desse tipo de problema.

Entretanto, pode ser que o morador tenha mais gastos com ar condicionado, ventilador, climatizador e afins. Ademais, em locais onde o clima é mais quente, negociar o valor desses imóveis pode ser muito vantajoso. Isso pode ser um grande diferencial para o comprador, a depender do seu objetivo com o imóvel e também da sua rotina, se estará em casa nesses horários.

 

O que fazer?

Quando procurar um imóvel procure estar atento e buscar informações com o seu corretor sobre a incidência de sol no local. Saber se o apartamento nascente ou ponte recebe os raios do sol pela manhã ou à tarde pode ser crucial para a sua decisão de compra. Você deve levar em consideração todos os prós e contras citados e equiparar com o seu estilo de vida, sua rotina, para garantir que está fazendo a melhor escolha.

É preciso também considerar a região na qual está procurando imóvel. Sabemos que as expectativas em relação ao sol podem ser diferentes se pensarmos na região nordeste ou sul do país. Então, some essas informações na sua lista para tomar a melhor decisão.


Viu como há muitos fatores envolvidos? Primeiro faça uma análise, assim como orientamos, tire as suas dúvidas com o seu corretor e veja qual o melhor caminho a seguir. Ademais, se quiser saber como diferenciar um apartamento nascente ou poente, veja este artigo.

2019-04-04T15:53:29+00:00