Apartamento na planta: dicas importantes para quem vai comprar

Confira nossas dicas e acerte na escolha de um apartamento na planta!

É completamente normal surgir uma série de dúvidas quando se inicia uma compra de apartamento na planta. Tais questionamentos vão desde a escolha da construtora certa até os trâmites finais de negociação. Por isso, separamos algumas dicas. Elas certamente te ajudarão a fechar a compra de um apartamento na planta com assertividade e sem surpresas. Confira!

 

CHEQUE O REGISTRO DE IMÓVEIS

Primeiramente, a dica mais importante para quem deseja comprar apartamento na planta é pedir informações sobre o memorial de incorporação. Ou seja, o registro de imóveis e matrícula do empreendimento. Caso eles não existam, não é possível a realização de nenhuma venda, de nenhuma unidade.

 

ANALISE A VIZINHANÇA

Faça uma boa pesquisa sobre a vizinhança do local. Averigue se o bairro do apartamento na planta é um local realmente seguro, se está de acordo com as suas necessidades de comércio, transporte, escola em casos de filhos e todos os itens que você possa considerar importante antes de se mudar.

 

ATENTE-SE AO FIM DA OBRA

Sempre leve em consideração que obras podem atrasar ao menos seis meses do prometido. Contudo, atente-se para a programação do fim da obra. Dessa forma, esteja pronto para possíveis alterações de entrega. Além disso, analise o valor médio do apartamento desejado. Vá até o seu banco pessoal e tente negociar o valor, se baseando no valor total, pois, até o momento da entrega, o valor obviamente será corrigido. É preciso se precaver.

 

CONHEÇA A CONSTRUTORA

Analise em especial todas as notícias que puder saber sobre a construtora escolhida, se a mesma não está com problemas financeiros. Para isso, basta efetuar uma pesquisa no próprio site do Tribunal de Justiça do Estado, e lá você poderá encontrar ações que estejam no nome da incorporadora, caso exista, é claro. Faça também pesquisas em sites como o Reclame Aqui e veja quais são os tipos de reclamações mais comuns que você poderá encontrar sobre a empresa em questão.

 

SOLICITE UMA CÓPIA DO CONTRATO

Antes de finalmente fechar o negócio, não se esqueça de solicitar uma cópia do contrato padrão que a empresa oferece, leve-o para sua casa, leia atentamente e, caso tenha dúvidas, sane-as antes de assinar o seu próprio contrato.

 

CHEQUE O MEMORIAL DESCRITIVO

Deseja saber quais serão os materiais que serão empregados em sua obra antes mesmo de fechar negócio? É muito simples, basta ir até o registro de imóveis competente, pedir a certidão do memorial descritivo e lá você encontrará todas as informações que deseja.

 

VISITE OS APARTAMENTOS DECORADOS

Sempre faça visitas nas unidades modelos do empreendimento, faça todo o tipo de pergunta que achar pertinente, em especial para averiguar e entender o que será realmente entregue aos clientes e o que é meramente decorativo.

 

CONSULTE UM ADVOGADO

Tenha sempre um advogado para qualquer tipo de consulta. Esse tipo de assessoria pode evitar diversos problemas. Além disso, certamente, os honorários de assessoria prévia são muito mais em conta do que os honorários que são cobrados em ações judiciais, além de todos os outros possíveis gastos com custas processuais e etc.

 

PARTICIPE DA VISTORIA

Caso ache necessário, leve um engenheiro de sua confiança para efetuar uma vistoria no momento de entrega de suas chaves. Dessa forma, caso encontre algum tipo de problema, não aceite as chaves e não assine absolutamente nada!

 

NÃO FECHE A COMPRA POR IMPULSO

Outro ponto importante é não fechar negócio por impulso. Em muitos momentos, acabamos nos empolgando no momento de uma visita. Consequentemente, acabamos não tendo a condição real de arcar com as despesas do empreendimento. Portanto, sempre faça visitas com muita concentração e atenção para não entrar em dívidas que não poderá honrar.


Agora que você já conheceu alguns cuidados a se tomar antes de fazer a compra de um apartamento na planta, que tal descobrir como funcionam os financiamentos de imóveis? Além disso, também publicamos um texto falando o que um apartamento ideal para a família deve possuir! Aproveite e clique aqui para conhecer o Duetto, mais novo empreendimento da V2 Construções que possui um excelente custo-benefício!

2018-10-29T17:51:59+00:00