4 atitudes simples que te ajudarão a poupar dinheiro em 2020

Outro ano iniciando e chegou aquele momento em que muitas pessoas começam a traçar suas metas. Afinal, todos querem cumprir seus objetivos e ter um ano melhor que o anterior. Mas o que isso tem a ver com poupar dinheiro? 

Então, acontece que não é incomum encontrar metas que precisam de dinheiro para serem realizadas: fazer a viagem dos sonhos, comprar um carro, casar, se livrar das dívidas. 

Por isso, te ajudaremos! Neste texto você poderá encontrar algumas dicas de como economizar aquela graninha e ficar mais perto de alcançar o que você deseja. Confira! 

Poupar dinheiro - pessoa fazendo cálculos e juntando dinheiro

Foto por Freepik

 

1. Conheça sua situação financeira

O primeiro passo para poupar dinheiro é conhecer bem suas finanças. Saber qual a sua renda mensal, quais as suas despesas fixas e variáveis, quais são os gastos indispensáveis para você e quais são aqueles que você pode abrir mão para poupar mais. 

Assim, sabendo bem de que maneira o seu dinheiro tem sido usado, você poderá ter uma real noção de como você lida com ele e o que você precisará mudar para se organizar financeiramente e conseguir poupar. 

 

2. Corte gastos desnecessários

Infelizmente nem todo mundo recebe dinheiro suficiente para que seja possível poupar uma parte. Mas existem também muitas pessoas que não conseguem poupar dinheiro por não saber administrar bem o que ganha. 

Sendo assim, se você se encaixa nesse segundo perfil, está na hora de analisar suas despesas. Será que não tem mesmo nada que você possa abrir mão? 

Então, busque cortar seus gastos supérfluos. Mesmo que eles sejam pequenos ao longo do tempo certamente eles farão diferença no seu orçamento. 

 

3. Faça seu orçamento

Já analisou sua vida financeira? Então chegou o momento de planejar seu orçamento. Ou seja, chegou aquele momento em que tudo deve ser anotado: o que você ganha, quanto será destinado para cada despesa, quanto você terá livre e quanto você guardará. 

Para que essa tarefa fique mais fácil, você pode utilizar planilhas, planners ou aplicativos para organização financeira. Essas são ferramentas práticas e costumam ser muito úteis para se planejar. 

O objetivo nesta fase é que você passe a ter total controle das suas finanças, possibilitando que você consiga poupar a quantia desejada a cada mês e alcançar sua meta no tempo determinado. 

Por isso também é tão importante ter um objetivo claro e um tempo estipulado para ele. Isso te ajudará a ter mais foco e controlar melhor seus gastos. 

 

4. Priorize seus compromissos financeiros

Acredite: priorizar seus compromissos financeiros pode te ajudar muito a se manter gastando apenas o que você deve gastar. 

Ou seja, isso quer dizer que ao ter sua renda em mãos a primeira coisa que você tem que fazer é separar a quantia de dinheiro necessária para pagar suas despesas. 

Para isso, some suas despesas e separe o dinheiro necessário para pagá-las, depois separe o dinheiro para poupar. O dinheiro que sobrar será o dinheiro que você terá disponível para usar durante o mês. 

Claro que para algumas pessoas isso não será viável. Como foi dito anteriormente, nem todos recebem dinheiro suficiente para que seja possível poupar. Mas se seu caso se tratar apenas de organização financeira, agarre mais essa dica e vá em frente! 

 

Gostou desse texto? Então continue acompanhando o nosso blog! Você também pode assinar a newsletter abaixo para receber todo o conteúdo em primeira mão. 


2020-01-02T17:14:14-03:00