3 exercícios para fazer na piscina

Quer começar a se exercitar ou testar novas atividades físicas? Então que tal conhecer alguns exercícios para fazer na piscina? Se você tem uma boa piscina disponível, esse pode ser o empurrão que estava faltando para você começar a se movimentar e melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, os exercícios para fazer na piscina também servem como uma ótima alternativa para não deixar de praticar atividades físicas nos dias mais quentes. Afinal, sabemos que o clima pode influenciar na disposição e a piscina pode ser uma aliada nisso.

Então, agora não tem mais desculpas. Confira três exercícios para fazer na piscina e escolha um para começar a praticar já!

Exercícios para fazer na piscina - homem nadando

Foto por Freepik

 

1. Natação

Começando por um dos esportes mais conhecidos, a natação traz muitos benefícios para o organismo. Por movimentar vários músculos e articulações do corpo, ela é considerada um exercício bastante completo. Sendo assim, praticando a modalidade duas a três vezes por semana, com intensidade moderada, já é possível usufruir dessas vantagens. 

E não são poucas: a natação ajuda a melhorar a coordenação motora, a respiração, a postura e ainda trabalha vários músculos, mas trazendo pouco impacto às articulações. Além disso, pode ser ótima para quem sofre com problemas respiratórios e, ainda por cima, é indicada para pessoas de todas as idades. Ou seja, uma maravilha! 

 

2. Hidroginástica

Também entre os mais populares exercícios para fazer na piscina está a hidroginástica. Muito praticada por idosos e gestantes, ela não possui muitas restrições. Além disso, dependendo de como a série de exercícios é feita, ela pode trabalhar vários músculos de forma simultânea e ajudar na definição das pernas.

Um preparador físico pode montar uma rotina de exercícios para você e depois é só seguir, sempre adaptando à sua disponibilidade. Ademais, para obter alguns resultados específicos, certos recursos como caneleiras e boias espaguetes podem ser utilizados. 

 

3. Caminhada na água

Caminhada na água. Sim! Isso mesmo que você leu. Uma simples caminhada na água é um dos exercícios para fazer na piscina mais simples que você pode reproduzir. É uma atividade mais leve e bastante indicada como forma de aquecimento. Você só precisará fazer os mesmos movimentos que faz quando caminha fora da água. 

Mas uma das grandes vantagens desse tipo de caminhada é que, como os impactos são amenizados pela água, as chances de sofrer lesões durante o exercício são praticamente nulas. 

Você também pode começar caminhando e com o passar do tempo ir aumentando a velocidade, transformando a caminhada em corrida na água, uma modalidade mais intensa. Contudo, é válido dizer que quanto mais submerso o seu corpo estiver, mais difícil será realizar os movimentos e mais energia será necessária. 

 

Cuidados ao fazer exercícios na piscina

Além desses citados, existe uma série de exercícios para fazer na piscina que você pode começar a praticar. No entanto, é preciso lembrar que, assim como qualquer atividade física, é importante ter o acompanhamento de profissionais da área.

Fazer uma avaliação médica para saber se você pode realizar determinada atividade e consultar um educador físico para receber orientações é fundamental. Depois, basta alinhar o melhor programa para você e começar a praticar algum dos exercícios citados!

E aí? Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo e começar a receber conteúdo em primeira mão.


2020-03-09T08:56:35-03:00